Cuidar da saúde é um hábito que deve ser cultivado em todas as idades, sempre procurando alimentar de maneira equilibrada e praticar atividades físicas regularmente.
Porém, depois dos 40 anos, o corpo entra em declínio hormonal, o que significa que algumas mudanças podem começar a serem notadas na silhueta, como perda de massa magra, enfraquecimento dos ossos, dos músculos e dificuldade para emagrecer. Para reverter essa situação, praticar musculação depois dos 40 é altamente recomendado.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a musculação é totalmente indicada para qualquer idade, incluindo para quem tem 40 anos ou mais e existem vários motivos para que essa atividade seja tão aconselhada. No post de hoje, você vai conferir alguns benefícios que a prática desse exercício pode trazer para sua saúde e para mudar seu corpo.
1. Fortalece ossos, músculos e articulações
Não é à toa que a musculação é chamada também de treino de força. Praticá-la frequentemente vai fazer com que seu corpo construa músculos que garantem força e resistência e, além disso, ajudam a queimar gordura, já que um corpo com mais músculos do que gordura exige mais do metabolismo, fazendo com que você ganhe massa magra ao mesmo tempo que diminui o seu percentual de gordura corporal.
Além disso, as articulações também ficam fortalecidas, assim como os ossos, prevenindo e até ajudando no tratamento de doenças como a osteoporose e a artrite, sempre, é claro, com a orientação de um profissional de confiança.
2. Aumenta a flexibilidade
A musculação exige superação a cada dia, o que ajuda a deixar o corpo cada vez mais flexível. Quanto mais você se movimenta, menos chances existem de sentir dores e de deixar de fazer certos movimentos por desconforto. A atividade trabalha todo o corpo a fim de manter a postura corporal correta e impedir a atrofia dos músculos, que começam a ficar menos flexíveis depois dos 40.
3. Dá mais equilíbrio
Você já reparou que as pessoas idosas caem com mais facilidade? Isso acontece porque depois dos 40 anos, o corpo vai perdendo a noção de espaço e um pouco do equilíbrio fica comprometido. Dessa forma, conforme o tempo passa e a terceira idade chega, as quedas começam a acontecer.
A musculação ajuda a manter o equilíbrio e a noção de espaço em ordem, já que cada exercício exige do corpo uma certa estabilidade, o que auxilia que você evite os tombos e fraturas do futuro.
4. Aumenta a disposição
Quando se está sedentário, parece difícil buscar motivação para começar uma atividade. Porém, depois de dado o primeiro passo, a prática frequente se transforma em hábito, trazendo mais disposição não só para malhar, mas também para cumprir a agenda do dia. A musculação também ajuda a melhorar o bem-estar, já que faz com que o corpo libere serotonina e dopamina, substâncias responsáveis pela sensação de felicidade.
Além dos benefícios citados acima, a musculação depois dos 40 traz diversas vantagens para o corpo e a mente, ajuda a dormir melhor, evita problemas cardiovasculares, ajuda a perder peso, entre muitos outros fatores que podem servir de motivação para que você comece agora mesmo a praticar essa atividade.
E você, já pratica musculação? Já percebeu algumas mudanças no seu corpo? Compartilhe sua experiência conosco, deixe sua mensagem nos comentários!