Whey protein: concentrado, isolado ou hidrolisado?

O whey protein é o suplemento mais conhecido por praticantes de atividade física. Este isolado de proteína de soro do leite é admirado por profissionais da área da saúde e por quem se interessa em utilizá-lo, já que seus resultados na recuperação da massa muscular perdida durante a prática de algum exercício são bastante satisfatórios.

Quando você opta por comprar um frasco de whey protein para começar a adequá-lo a sua dieta, provavelmente vai encontrar três tipos de proteína disponíveis no mercado: o whey concentrado, o isolado e o hidrolisado. Qual é o melhor? Qual você deve comprar? No texto de hoje vamos explicar as diferenças, as vantagens e as desvantagens de cada tipo disponível no mercado.

Whey concentrado

O whey concentrado é o nome dado para o isolado de proteína de soro do leite que apresenta o percentual mais baixo de concentração deste composto em uma formulação. Neste tipo de whey é possível encontrar cerca de 70 a 80% de proteína na composição do suplemento, sendo complementada com outros 20 a 30% de carboidrato. Esta dosagem de carboidrato é aprovada pela vigilância sanitária e é a quantidade máxima permitida para comercialização deste suplemento. Frascos que apresentam quantidade de proteína de soro do leite menor que 70% são considerados fraudados e podem resultar em processo por propaganda enganosa para o fabricante.

Como este tipo de whey apresenta menores concentrações de proteína em sua composição, o preço destes frascos é o mais barato encontrado no mercado, porém sua absorção é mais lenta. De qualquer maneira, para quem não precisa usufruir de uma rápida absorção de proteína após a prática de exercício (como praticantes de atividades leves e moderadas), este tipo de whey atende bem as necessidades nutricionais destes indivíduos, já que é mais fácil de ser absorvida que outros suplementos de proteína como a caseína e a albumina.

Este suplemento não pode ser consumido por indivíduos que apresentam intolerância a lactose, já que sua porcentagem de carboidratos (20 a 30%) pode ser formada por este açúcar encontrado no leite, trazendo desconforto para quem não tolera sua ingestão.

Whey isolado

O whey isolado é considerado o suplemento proteico mais puro do mercado, variando sua concentração de proteína de soro do leite entre 95 a 100% em cada frasco comercializado. Isto o torna também um suplemento praticamente livre de concentração de gorduras e carboidratos em sua composição, também livres de lactose, podendo ser consumido por intolerantes a este açúcar. A vantagem da alta concentração de proteína de soro do leite é que ela se torna um suplemento de rápida absorção, o que promove rápida recuperação muscular, indicado para atletas de alta performance e que tem períodos curtos de descanso.

O preço do whey isolado comercializado no mercado é sua maior desvantagem. Por ser um suplemento praticamente elaborado com proteína de soro do leite pura, o valor dos frascos pode ser entre duas a três vezes maior do que o valor de um whey concentrado, já que proteínas são produtos mais caros. Entretanto este preço é compensado graças a sua rápida absorção e resposta eficiente para a musculatura, se tornando o tipo preferido de whey dos praticantes de atividades físicas e dos profissionais da área da saúde.

Whey hidrolisado

O whey hidrolisado é um isolado específico de proteína de soro do leite. Este suplemento passa por um processo químico chamado de hidrolização, que permite uma absorção ainda mais rápida pelo organismo do que a realizada após a ingestão da whey isolada. Esta característica é muito procurada por indivíduos que precisam de recuperação praticamente imediata da musculatura lesionada durante o exercício ou por quem apresenta dificuldade de absorção de proteínas inteiras (a fragmentação realizada pela hidrolização facilita a absorção das moléculas de proteína). Mas como este é um procedimento químico caro e extremamente trabalhoso, é de se esperar que o preço de mercado deste tipo de whey seja o mais alto encontrado.

Agora que você conhece todos os tipos de whey protein disponíveis no mercado, conseguiu identificar aquela que é ideal para a sua necessidade nutricional? Nunca se esqueça de contar com a ajuda de um nutricionista para adequar o uso destes suplementos à sua rotina alimentar, diminuindo riscos para a sua saúde e favorecendo seu resultado final.