Você sabe o que é Goji Berry? Saiba por que essa fruta é tendência!

Se você está por dentro das novidades do mundo fitness, então muito provavelmente já deve ter escutado falar da tal Goji Berry. Mas você sabe o que é isso? A Goji Berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibete, mas não é seu nome diferente nem sua origem exótica que fizeram dela uma tendência.

Além de ter pouquíssimas calorias (uma colher de sopa dessas frutinhas chegam a ter, no máximo, cerca de 50 calorias),a Goji Berry possui vários outros benefícios para quem for incluí-la na dieta. Quer conhecê-los? Então leia nosso post e descubra por que essa frutinha está tão em alta!

Antioxidantes

A Goji Berry é rica em antioxidantes, substâncias que auxiliam na proteção das células, reduzindo o risco de diversas doenças, entre elas:

  • Doenças do coração;
  • inflamações;
  • problemas de visão;
  • neurológicos;
  • e imunológicos.

Além disso, estudos afirmam que essa poderosa frutinha possui propriedades anticancerígenas e antienvelhecimento.

Outro papel importante dos antioxidantes está relacionado à perda de peso. Os antioxidantes presentes na Goji Berry agem no combate aos radicais livres, fazendo com que o processo inflamatório do corpo diminua, e quanto mais saudável o seu corpos estiver, mais rápido você conseguirá emagrecer!

Fibra alimentar

Essa fruta também é rica em fibras, as grandes aliadas do bom funcionamento intestinal. Elas auxiliam na diminuição do colesterol, dão mais saciedade e assim, ajudam ainda quem está fazendo uma dieta.

Minerais

A Goji Berry também possui boa quantidade de zinco, um mineral necessário para o funcionamento adequado do sistema imunológico e que não é produzido pelo nosso corpo.

E como se não bastasse essa lista enorme de benefícios, a frutinha também contém ferro. Vale lembrar que a falta de ferro no organismo pode causar anemia e que a função desse mineral no é a de formar a hemoglobina (os glóbulos vermelhos), responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

Quem tem problemas de pressão arterial e disfunções gastrointestinais, também são beneficiados com a ingestão desta fruta exótica.

50 vezes mais vitamina C do que a laranja

A quantidade de vitamina C encontrada na Goji Berry é realmente impressionante. Para se ter uma noção, 100 gramas da fruta possuem 2 gramas de vitamina C, ou seja,  50 vezes mais do que encontrado em uma laranja! Além da vitamina C, a frutinha também é fonte de vitaminas B1, B2 e B6 e é rica em taurina, um tipo de aminoácido importante.

Bom para a performance

Um estudo divulgado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, revelou que a ingestão regular da Goji Berry é capaz de influenciar o crescimento no nível de energia no corpo, resultando em melhoras nos seguintes quesitos:

  • Performance nos esportes;
  • qualidade do sono e maior disposição na hora de despertar;
  • mais capacidade de se concentrar;
  • e maior alívio do estresse e do cansaço.

A melhor forma de consumir

Para que os benefícios possam ser percebidos, os nutricionistas sugerem uma dose diária entre 15 e 45 gramas de Goji Berry, por isso, por mais empolgado que você esteja com todos os benefícios da fruta, não precisa exagerar no consumo. Na forma líquida, até 120 ml de Goji Berry podem ser ingeridos por dia.

Como a frutinha é fonte de energia, é recomendável sua ingestão no café da manhã ou antes da prática de exercícios físicos. A Goji Berry também pode ser acrescentada em frutas, sucos, iogurtes e panquecas.

E você, já incluiu a Goji Berry no seu cardápio? Que benefícios você tem experimentado? Conte para a gente nos comentários!