Veja os benefícios do suplemento Whey Protein para o seu dia a dia

O suplemento da moda para praticantes de academia ou de atividades físicas é o whey protein. Ele é formulado através do isolado de proteínas de soro do leite, se tornando um produto altamente puro e com baixo teor de açúcares e gorduras. Mas porque é que tanta gente tem optado por consumir este produto? Quais são os seus benefícios para o dia a dia destes praticantes? Este é o assunto do texto de hoje!

Os vários tipos de Whey Protein

Se você for ao mercado hoje vai encontrar vários tipos diferentes de Whey Protein. Para saber qual consumir e como consumir é preciso entender como eles são preparados e quais as suas diferenças. Os três tipos de Whey Protein comercializados nos mercados no Brasil são:

Whey protein concentrada

Este tipo de Whey apresenta uma concentração de 70 a 80% de proteína de soro do leite em sua composição, sendo os outros 20 a 30% completados com carboidratos. Ela não é considerada uma fonte pura de proteína.

Whey protein isolada

É o tipo mais puro de Whey Protein. Sua concentração de proteínas de soro do leite pode variar entre 95 a 100% da composição total do produto. Por este motivo ela é considerada praticamente livre de carboidratos e lipídeos em sua formulação. A pureza deste tipo de whey facilita sua absorção, já que as concentrações de carboidratos e de lipídeos podem retardar a digestão, e por isto ela tem ação mais rápida do que a versão de Whey protein concentrada. É a favorita entre praticantes de atividade física e profissionais da área da saúde.

Whey protein hidrolisada

A Whey hidrolisada consiste em um suplemento de proteínas fracionadas em pequenos pedaços, quase como aminoácidos, tornando-a ainda mais fácil de absorver e metabolizar. É o tipo ideal de suplemento para quem precisa de uma ação quase imediata do suplemento, praticamente após sua ingestão. A hidrolisação desta proteína aumenta o preço, e por este motivo ela é a versão mais cara das whey proteins.

Benefícios do Whey Protein

Este suplemento de proteína pode ter vários benefícios para quem opta por consumi-lo como fonte deste macronutriente:

  • O primeiro benefício que podemos citar é que o whey protein é considerado uma fonte rápida de proteína, independente de sua forma isolada, hidrolisada ou concentrada, já que outras fontes, como carne e leite, tem digestão mais lenta e, por este motivo, ação mais demorada. Esta rápida absorção permite que a proteína seja usada de maneira mais eficiente no desenvolvimento das fibras, aumentando o tamanho da musculatura.
  • O segundo benefício do whey protein é sua alta capacidade de recuperação muscular. Como sua absorção é muito rápida, a whey é o tipo de suplemento favorito dos profissionais da área da nutrição para recuperar lesões musculares, tanto em atletas, como em indivíduos internados em hospital. A utilização deste suplemento na recuperação das fibras musculares é muito mais eficiente do que aumentar o consumo de fontes naturais de proteína, como a carne e outros produtos animais.
  • O terceiro benefício do consumo de whey protein é o aumento da atividade antioxidante do organismo humano. Alguns estudos científicos relacionaram o consumo regular deste suplemento com a redução da ação de radicais livres produzidos pela poluição, envelhecimento e até a atividade física.
  • O quarto e último benefício do whey proteín é que ele não é um suplemento que engorda, se for consumido de maneira equilibrada e de acordo com as necessidades nutricionais do indivíduo. O whey, utilizado de maneira correta, não vai influenciar no aumento de peso indesejado, mas sim no desenvolvimento da massa muscular e recuperação das lesões ocasionadas por atividades físicas intensas.

Apesar do whey protein apresentar todos estes benefícios para a saúde humana, seu consumo só deve ser feito com a orientação de um nutricionista, já que ele é o profissional responsável por adequar a ingestão alimentar de acordo com a necessidade nutricional de cada indivíduo. Lembre-se que o consumo isolado de whey protein, sem o acompanhamento de uma dieta balanceada e uma prática de atividades físicas regulares, não é capaz de trazer todos estes benefícios para a sua saúde.

Você já consome whey protein? Pretende começar a utilizar este suplemento? Use o espaço abaixo para compartilhar suas dúvidas e suas impressões sobre este assunto!