Vegetarianos precisam de suplementos alimentares?

É cada vez mais comuns encontrarmos adeptos ao vegetarianismo e ao veganismo. Os motivos são os mais diversos: desde a preocupação com o meio ambiente e a posição contra o abate de animais, até o desenvolvimento de hábitos alimentares melhores e mais saudáveis.

Mas será que é possível encontrar todos os nutrientes que o organismo humano precisa para funcionar corretamente apenas nos vegetais? Assim como nos indivíduos que comem carnes e outros alimentos de origem animal, a maior preocupação com os vegetarianos é a quantidade de ferro e de cobalamina, popularmente conhecida como vitamina B12.

E para te falar mais sobre a necessidade da ingestão de complementos alimentares para pessoas que se abstêm de alimentos de origem animal, listaremos alguns fatores importantes para essas pessoas que conduzirão de forma mais saudável esse tipo de dieta. Acompanhe!

A deficiência da vitamina B12

A vitamina B12 é exclusivamente obtida por meio dos alimentos de origem animal, e por isso são capazes de resultar em problemas de saúde para os vegetarianos. Essa vitamina tem papel fundamental na formação, integridade e no processo de maturação das hemácias, as células do sangue.

A deficiência de cobalamina (vitamina B12) pode causar anemia, acompanhada ou não e sintomas como dificuldades para caminhar e sensação de formigamento nas pernas, pés e mãos. Além disso, o portador da deficiência dessa vitamina no organismo pode relatar falta de concentração e a falta de memória.

A suplementação alimentar nos vegetarianos

Há três tipos básicos de vegetarianos:

  • Aqueles que consomem os vegetais, legumes, ovos, leite e derivados, também conhecidos como ovo-lacto-vegetarianos. Esse tipo de vegetariano dificilmente precisa de suplementação alimentar, pois ao seguir uma dieta balanceada, ele é capaz de ingerir todos os nutrientes necessários, inclusive a vitamina B12, para manter seu organismo saudável.
  • Aqueles que consomem vegetais, legumes, leite e derivados, porém não consomem ovos. São conhecidos como lacto-vegetarianos. O leite e seus derivados podem suprir as carências da vitamina B12 no organismo desse tipo de vegetariano.
  • Aqueles que não consomem alimentos de origem animal e são o que chamamos de veganistas (ou vegans) ou vegetarianos puros. Esses precisam de suplementação alimentar e o uso de vitamina B12 para evitar complicações mais sérias.

Nos atletas vegetarianos, principalmente, a suplementação alimentar é de fundamental importância. Ao deixarem um grupo de alimentos fora de sua dieta, eles correm o risco de não manter um aporte de nutrientes adequados, o que resulta na falta de energia e vitalidade.

Vale lembrar que crianças e gestantes precisam de suplementação com vitamina B12 devido à grande demanda de nutrientes de seus organismos.

Proteínas vegetais como forma de suplementação alimentar

Embora as proteínas vegetais não sejam absorvidas pelo organismo da mesma forma que as proteínas animais, é possível fazer um mix dessas proteínas para que elas possam fazer o papel das de origem animal. Além disso, a ingestão desses suplementos alimentares deve acontecer na mesma refeição para que o organismo seja capaz de absorver a quantidade adequada do que precisa.

O fato de a pessoa adotar ou não o vegetarianismo não implica na necessidade de uma suplementação alimentar, porém — e isso serve para todos, vegetarianos ou não — a prevenção ainda é o melhor remédio. Realizar exames laboratoriais periodicamente pode facilitar o tratamento de alguma alteração, além de evitar problemas mais graves no futuro.

Para adotar qualquer estilo de vida saudável é preciso apenas manter um controle médico adequado, afastando surpresas desagradáveis no futuro. Se você ainda tiver alguma dúvida ou queira fazer algum questionamento, deixe o seu comentário e venha participar da conversa.