Vale a pena fazer uma dieta em que se conta o total de calorias consumida?

O maior vilão do bem-estar e da boa relação com a saúde é o nosso peso. Por isso estamos frequentemente procurando alternativas e estilos alimentares que nos ajudem a não comer demais e, consequentemente, não ganhar quilos extras ao final do dia. Uma maneira de controlar o peso que é muito praticada pela maioria das pessoas que batalham com a balança, é a contagem de calorias. Mas será que esta técnica funciona? Ou ela é mais uma tendência da moda que não vai trazer resultados? Vamos discutir um pouco sobre este assunto no texto de hoje.

O que são calorias?

Antes de discutir se a contagem de calorias pode ajudar no controle do peso, que tal entender primeiro o que são elas? Esse é o nome dado a capacidade do nutriente em fornecer uma certa quantidade de energia. Para facilitar na identificação do poder energético de cada alimento a ciência da nutrição estabeleceu uma unidade de medida para estes produtos, chamado caloria. Por isto o valor calórico de um alimento não está necessariamente relacionado com seu valor nutricional, mas sim com sua capacidade de produzir energia.

As calorias definem o valor nutricional de uma refeição?

A resposta para esta pergunta pode ser facilmente encontrada no item discutido anteriormente. A caloria não está necessariamente relacionada com o valor nutricional de uma refeição. Da mesma maneira que podemos encontrar alimentos extremamente calóricos e com baixa concentração de vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde, também podemos encontrar produtos com baixo teor calórico mas também igualmente pouco relevante em relação a suas características nutricionais. E é por este motivo que comer algo pensando nas calorias deste produto não necessariamente pode significar comer bem e com saúde.

Porque não devo sempre me preocupar com as calorias?

Ingerir calorias é essencial para a manutenção da nossa saúde, afinal não conseguimos viver sem energia, já que é ela que vai fazer com que todas as reações metabólicas vitais do nosso organismo funcionem corretamente. Da mesma maneira, sabemos que a ingestão excessiva de calorias pode ser prejudicial para a saúde, pois elas se transformam em indesejadas reservas adiposas que podem influenciar na piora do nosso perfil lipídico e também dos nossos exames sanguíneos. Por isto é preciso entender quais calorias podem e devem ser ingeridas, e a melhor maneira de fazer isto é conhecendo o perfil nutricional de cada alimento.

Se o produto que você vai comer tem um teor alto de caloria, mas também é rico em algum nutriente essencial para a sua saúde, ele pode fazer parte da sua alimentação desde que seja consumido com moderação. Optar somente por produtos light, diet ou com baixo teor de gorduras pode não lhe fornecer esta mesma quantidade de nutrientes essenciais, prejudicando o valor nutricional de sua dieta.

Existe risco de fazer uma dieta contando calorias?

Toda prática de dieta restritiva tem riscos. Quando optamos por excluir ou reduzir significativamente a ingestão de algum tipo de alimento ou nutriente, estamos privando nosso organismo de ter maior disponibilidade de nutrientes para ingerir. Quando só observamos as calorias dos alimentos, nós nos esquecemos de atingir necessidades nutricionais básicas de algumas vitaminas e minerais, que são encontrados em maior abundância em alimentos que podem ter valor calórico um pouco mais elevado.

Um bom exemplo de alimento condenado erroneamente por causa de seu valor calórico é o suco de laranja: um copo desta bebida pode chegar a 150kcal, que equivale às mesmas calorias de um pão francês. Porém, o suco é riquíssimo em fibras e vitamina C, nutrientes não encontrados no pão. Neste caso esta troca, quando considerado somente o valor calórico do alimento, é extremamente prejudicial para a qualidade da alimentação do indivíduo.

Como alcançar o equilíbrio nutricional?

Você deve estar se perguntando como é possível então manter um peso saudável sem se preocupar diretamente com a contagem de calorias. Esta solução é bastante simples. O indivíduo precisa encontrar o equilíbrio da ingestão alimentar para poder usufruir de todos os benefícios dos mais diferentes tipos de alimentos encontrados no mercado, sem se prejudicar com a ingestão excessiva de calorias. A ajuda do nutricionista pode ser essencial na busca deste equilíbrio, já que este profissional vai lhe ensinar a fazer as escolhas certas em busca de uma alimentação completa e moderada.

Em resumo, podemos afirmar que não vale a pena fazer uma dieta em que se conta o total de calorias consumida. O valor nutricional dos alimentos ingeridos é, por diversas vezes, muito mais importante do que seu valor calórico. A escolha dos alimentos somente levando em consideração o valor energético do produto pode lhe garantir uma baixa ingestão de calorias, mas não necessariamente vai lhe garantir saúde.

Você já praticou dietas de contagem de calorias? Quais foram os benefícios e malefícios que você pode observar? Use o espaço abaixo para compartilhar suas experiências!