Uma dieta rica em proteínas aumenta os músculos?

Não é segredo que, para aumentar a massa muscular, uma dieta rica em proteínas é a melhor indicação.

Carnes magras, ovos, leite e seus derivados são alguns exemplos de alimentos que aumentam os músculos. Mas fique ligada, pois não basta consumir apenas as proteínas. 

Para conquistar a boa forma com saúde, o cardápio ideal é a combinação dos nutrientes certos combinados com exercícios físicos. Por isso, conhecer o que eles são e suas funções é tão importante.

Hoje vamos tratar das proteínas e por que elas são tão importantes no ganho de músculos. Ficou curiosa? Então, continue lendo este post!

Importância das proteínas

Elas formam elementos estruturais importantes do corpo e estão presentes em todos os tecidos e células do organismo. São responsáveis pelas fibras musculares e por sua reparação em caso de microlesões.

São essenciais para a manutenção da vida, formadas por uma combinação de aminoácidos, como é o caso de miosina e actina, que são encarregadas da contração muscular.

Por não conseguir sintetizar todas as proteínas de que precisa, o organismo animal precisa repô-las por meio de outras fontes.

Nesse contexto, uma dieta rica em proteínas faz toda a diferença. E elas, aliadas a carboidratos, água, gordura boa, minerais e vitaminas, garantem não apenas o aumento da massa muscular, mas também uma vida saudável.

Dieta rica em proteínas aumenta os músculos

Apesar de o seu consumo ser indicado para aumentar os músculos, deve-se ter atenção à quantidade. O excesso pode resultar em acúmulo de gorduras indesejadas, e isso é a última coisa que você quer, não é mesmo?

Esqueça a ideia de que apenas os alimentos proteicos são responsáveis pelo ganho de massa magra.

Os carboidratos são fundamentais, uma vez que, como combustíveis, evitam que as proteínas sejam utilizadas como fonte energética, fazendo com que haja a perda de massa muscular, e não o ganho.

Sendo assim, fica a dica: para ganhar músculos, é preciso aumentar a ingestão calórica e a quantidade de proteínas. Contudo, essa ingestão calórica deve ser a mais natural possível. Invista em carboidratos naturais e evite os processados e refinados.

Alimentos ricos em proteínas

Agora que você já sabe que a ingestão dessas moléculas ajuda a aumentar os músculos, saiba quais alimentos podem fazer parte da sua dieta. 

1. Frango

Essa é uma boa opção para quem deseja consumir proteínas sem colocar a saúde do coração em risco. Mas, atenção: a pele possui muito colesterol; então, o indicado é retirar.

2. Carnes vermelhas

Caso prefira as carnes vermelhas, escolha os cortes magros, como patinho, coxão, alcatra. Eles vão proporcionar o que você precisa sem altas doses de gordura.

3. Ovos

Tanto a gema quanto a clara vão ajudar no ganho de músculos. A primeira carrega gordura boa — ômega 3 e monoinsaturada —, e a segunda é rica em ovoalbumina, que é formada por aminoácidos de fácil absorção, como a lisina.

4. Soja

É uma fonte rica de energia, e seu consumo vai ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL) e melhorar a saúde do coração. Além disso, a soja tem ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres presentes no organismo.

5. Amêndoa

Além de ter muita proteína, é rica em fibras e também em gorduras saudáveis, que promovem saciedade. Além disso, a amêndoa é rica em cálcio e desempenha importante papel na manutenção da saúde cardiovascular.

E aí, gostou deste conteúdo? Entendeu a importância da dieta rica em proteínas no ganho de músculos? Então, você também vai gostar de outro texto: Saiba identificar quais carboidratos são bons para comer na dieta.