Tudo o que você precisa saber antes de começar a usar suplementos

Tudo o que você precisa saber antes de começar a usar suplementos

O consumo de suplementos alimentares vem fazendo cada vez mais parte da rotina de praticantes de atividades físicas. Muitas pessoas optam por consumir suplementos proteicos, vitamínicos e energéticos, como uma maneira de aumentar a massa muscular, perder peso e ter mais energia durante o exercício.

Antes de começar a usá-los, é preciso conhecer quais produtos são oferecidos no mercado e se eles atendem realmente a sua demanda e objetivo nutricional. Que tal entender um pouco mais sobre esse assunto com a ajuda do nosso artigo de hoje?

Cuidados essenciais com a suplementação

Alguns cuidados são extremamente necessários para quem quer começar a usar uma suplementação alimentar. O primeiro cuidado deve estar relacionado com a sua necessidade nutricional: você precisa realmente utilizar algum suplemento? Se sim, você está recebendo a orientação certa?

O segundo cuidado está relacionado com a manutenção de uma dieta equilibrada. Muitos suplementos só mostram o resultado de seu consumo quando são acompanhados de uma rotina alimentar balanceada.

O terceiro cuidado é relacionado com a importância do acompanhamento do nutricionista. Esse é o único profissional que pode avaliar a qualidade da sua dieta e prescrever a quantidade correta de suplementos que você deve ingerir por dia para alcançar seus resultados. É desencorajado o consumo de suplementos sem o acompanhamento desse profissional.

Conheça os suplementos mais vendidos no mercado consumidor

Whey protein

  • O que é: é considerado um concentrado de proteína de soro do leite, que pode ser encontrada em diversas formulações e concentrações. Conheça cada uma delas nesse artigo sobre whey concentrado, isolado e hidrolisado.
  • Para que serve: essa proteína é muito utilizada por praticantes de atividade física por ajudar a repor as perdas musculares naturais causadas pelo exercício, ajudando a garantir a hipertrofia a longo prazo. Apresentam rápida absorção e resultados positivos.
  • Como usar: como o whey protein é ideal para a recuperação muscular, recomenda-se que o seu consumo seja realizado após o treino, para favorecer a síntese proteica e não causar desconfortos gastrointestinais durante a prática do exercício. Para saber quantidades e melhores horários para usar o seu whey, consulte um nutricionista.
  • Quem pode usar: todo praticante de atividade física que precisa aumentar a ingestão proteica pode usar whey. Indivíduos alérgicos ao leite não devem consumir esse produto.

BCAA

  • O que é: o BCAA é uma sigla usada para identificar os aminoácidos de cadeia ramificada que são essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Esse suplemento é encontrado em fórmula de cápsula, pó ou líquido.
  • Para que serve: apesar de serem encontrados na alimentação natural, os BCAAs são aminoácidos que podem ser consumidos na forma de suplementos para acelerar a síntese proteica, o fornecimento de energia para o músculo e a redução de fadiga muscular após o exercício. Para saber mais sobre esse suplemento, confira esse artigo que detalha mais os benefícios do BCAA.
  • Como usar: o BCAA geralmente é usado em situações específicas de treinamento, de acordo com a orientação do nutricionista. Ele pode ser ingerido antes ou depois do treino, como também antes e depois de dormir. O uso varia com as características e o objetivo de cada indivíduo.
  • Quem pode usar: qualquer praticante de atividade física que tenha aumento da demanda nutricional desses aminoácidos pode usar esse suplemento.

Creatina

  • O que é: a creatina é um aminoácido não-essencial que é formado pelo organismo humano, mas que também pode ser consumido através da alimentação. Ela apresenta funções energéticas importantes para o nosso metabolismo.
  • Para que serve: praticantes de atividade física consomem creatina isolada para aumentar o fornecimento de energia para a musculatura corporal, reduzindo os efeitos da fadiga.
  • Como usar: não existe horário certo para o consumo da cretina, já que seu efeito não é imediato após o consumo. Por isso a recomendação de consumo varia de acordo com a orientação do nutricionista.
  • Quem pode usar: todo praticante de atividade física que tem aumento da demanda de energia para a musculatura pode utilizar esse suplemento.

Polivitamínicos

  • O que é: os polivitamínicos são cápsulas elaboradas com uma grande concentração de várias vitaminas e minerais essenciais para a saúde humana. Sua absorção é rápida e eficiente.
  • Para que serve: servem para aumentar a nossa ingestão de micronutrientes que podem estar com baixa concentração no organismo.
  • Como usar: o uso de polivitamínicos só deve ser feito por indivíduos que tem dificuldade de se alimentar de maneira equilibrada durante o dia ou que apresenta alguma deficiência nutricional grave. A prescrição e quantidade que deve ser utilizada por dia, só pode ser prescrita e orientada por um nutricionista.
  • Quem pode usar: qualquer pessoa que apresenta deficiência nutricional de alguma vitamina pode consumir esse produto.

Vários outros suplementos também podem ser encontrados no mercado, com os mais diversos objetivos corporais e metabólicos. Lembre-se sempre de consultar um profissional antes de comprar o seu!

Você ainda tem dúvidas sobre quais suplementos comprar e como usar? Deixe seu comentário!