Treino Pós-parto: quando treinar e o que treinar?

Mesmo após ter um bebê, é possível fazer atividades físicas sem desculpas, pois, além de ser um hábito saudável, o treino pós-parto ainda ajuda na disposição para encarar a vida materna. Principalmente se for o caso de uma mamãe de primeira viagem, já que os exercícios ajudam a ter uma noite de sono melhor e aliviam a tensão do dia a dia.

Após o parto, os músculos ficam frágeis, principalmente o abdômen e a região pélvica, tornando necessário, portanto, recompô-los, tendo bastante cuidado com os movimentos do corpo. Com isso, é recomendável a prática de exercícios aeróbicos, preferindo movimentos mais leves. Alongamentos dos braços e pernas também são indispensáveis.

Saiba o que mais pode ser feito no artigo a seguir:

O que pode ser feito

Algumas atividades podem se tornar grandes aliadas das mais novas mamães. Confira algumas delas:

Yoga 

A yoga seria uma boa opção, pois ajuda a combater o estresse e a depressão pós-parto. Ela relaxa a mente e aumenta a autoestima, ajudando no humor — o que contribui para aumentar o vínculo com o bebê. Também fortalece os músculos e ajuda na respiração, além de ajudar na perda de peso, no bem-estar e melhor estilo de vida.

Hidroginástica

Hidroginástica é uma excelente opção, pois deixa o corpo mais leve, relaxa, ajuda na musculatura, circulação e colabora para amenizar os inchaços. Para que não ocorra o risco de infecção urinária, recomenda-se iniciar esse tipo de atividade depois de 60 a 90 dias pós-parto, tenha um personal trainer para um melhor acompanhamento.

Exercícios abdominais

Recomenda-se que se faça exercícios que valorizem o abdômen, principalmente para quem fez parto normal. Isso contribuirá para que você volte a ter aquela barriguinha normal de antes. Investir na posição chamada prancha abdominal é a melhor dica.

Quando começar o treino pós-parto

Recomenda-se iniciar as atividades físicas dois meses após o parto, mas é necessário consultar seu médico antes de iniciar qualquer atividade física, pois ele saberá a hora certa. Algumas mulheres levam mais tempo para te uma cicatrização completa, principalmente as que fizeram cesariana. Comece devagar e respeite o seu limite, não exagere, pois atividade física em excesso é prejudicial.

Cuidados que devem ser associados às atividades

Já vimos a importância das atividades físicas para as mamães. Mas alguns cuidados, associados a esses exercícios, podem ajudar ainda mais na conquista de um bem-estar físico:

Cinta abdominal

Fazer o uso de cinta abdominal é uma boa opção, pois além de valorizar a silhueta, traz a sensação de bem-estar, facilita o movimento e traz mais segurança. Evite usar cinta ao dormir ou na prática de exercícios físicos, pois o uso abusivo dela impede a recuperação dos músculos do abdômen, provocando flacidez.

Alimentação

Tenha cuidado com alimentação! Opte por alimentos saudáveis e faça três refeições e três lanches, respeitando o intervalo de três horas. Além disso, tome bastante líquido, como sucos naturais e água de coco, principalmente durante e após a atividade física, pois a hidratação ajuda na produção do leite materno.

Prefira suplementos vitamínicos, como iodo, pois é um oligoelemento necessário para o corpo. Ele ajuda na amamentação, favorecendo o desenvolvimento do sistema central do bebê. Recomenda-se também vitamina A, Ômega 3 ou beta carotenos por um longo período. Procure um nutricionista para melhor aconselhamento!

Procure ingerir alimentos com fácil digestão, como arroz integral, ovos bem cozidos, aveia, salmão, carnes magras, leite, frutas e legumes. Evite açúcar e sal em excesso, bebidas alcoólicas e tabaco. Evite alimentos gordurosos, pois esses alimentos passam para o bebê através do leite materno e o sistema digestivo dele ainda está pré-formado.

Tire um tempo para se cuidar

Algumas mulheres não têm tempo de começar um treino pós-parto, pois além da correria do dia a dia, ainda precisam reservar um tempo para cuidar do bebê. Mas isso não é problema! Existem locais de treino onde você pode levar seu bebe com você, ou também pode reservar um local dentro de casa para treinar com um personal trainer. Assim não precisará sair de perto do seu filho e conseguirá voltar ao seu corpo de antes!

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