Treino CrossFit: entenda por que se tornou uma tendência!

Atualmente, muitas pessoas estão procurando métodos que ajudem a manter a saúde em dia. Por isso, é comum observar que as atividades físicas estão sempre em primeiro lugar quando o assunto é referente a boa forma e uma vida mais saudável e adequada. Assim, cada um procura seguir orientações de acordo com suas necessidades e desejos, tentando manter um ritmo que contribui para o alcance dos objetivos. Um dos exercícios que vem sendo muito procurado nos dias de hoje é o treino CrossFit.

Se você quer praticar alguma atividade e não sabe qual, abaixo iremos falar um pouco mais sobre esta modalidade.

Treino CrossFit: uma modalidade que vem crescendo no Brasil

Apesar de muitas pessoas já terem ouvido a palavra CrossFit, poucas sabem a proporção que esse tipo de treino vem tomando entre os atletas.

Isso acontece porque o CrossFit é um exercício que mistura ginástica olímpica, atletismo, disciplina militar e demais modalidades de esportes, misturando força e resistência de alta complexidade. Vem se tornando cada vez mais popular no Brasil e ajuda a aumentar a flexibilidade muscular, a melhorar a coordenação motora e obter bons resultados.

Trata-se de um programa baseada em circuitos, e ganha muitos adeptos, pois além de diversos benefícios, a prática exige motivação e dedicação tanto do treinador quanto da pessoa a ser treinada.

Os riscos do CrossFit para a saúde

Qualquer esforço físico deve ser acompanhando por alguns cuidados, inclusive aqueles que exigem menos força. Com o CrossFit não é diferente, já que pode causar lesões e feridas graves devido as séries elaboradas. Assim, os limites de cada indivíduo devem ser mantidos ao longo dos exercícios.

Alguns críticos aconselham a prática moderada devido à falta de lógica e de periodização. E, de acordo com o professor de biomecânica na Universidade de Waterloo, Dr. Stuart McGill, algumas feridas causadas durante o treino podem superar os benefícios do mesmo. Por isso, quando optar por uma preparação física, é recomendado que escolha um profissional qualificado para que não haja excessos e isso cause danos graves à saúde.

O real do treino é que, algumas vezes, o esportista tenta manter o mesmo ritmo e sequência que outros participantes possuem. Apesar de todos os benefícios que já foram mostrados em outro texto, é importante ressaltar que, cada organismo responde de forma diferente aos estímulos recebidos, ou seja, é fundamental elaborar as séries de acordo com cada pessoa, averiguando as necessidades e a capacidade individual.

Curiosidades sobre o treino

Essa modalidade é usada em programas de academias de polícia, grupos de operações tácticas, unidades de operações especiais dos Estados Unidos e por diversos esportistas de elite incluído grandes lutadores de artes marciais.

Além das vantagens e cuidados que devem ser tomados, o Treino CrossFit pode incrementar a vida do atleta, proporcionando um corpo mais bonito e bem preparado. Se você gostou dessas dicas, então compartilhe com seus amigos através das redes sociais e ajude cada um a manter uma qualidade de vida melhor.

Quer conhecer outras ideias para melhorar o condicionamento físico, então acesse o link e aproveite esta oportunidade.