Saiba tudo sobre o Waxy Maize

Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo humano. Eles são essenciais para a realização de funções básicas como a respiração, também indispensáveis para a prática de exercícios. Grande parte dos praticantes de atividades físicas de média e alta intensidade procura utilizar suplementos de carboidrato para poder suprir as altas necessidades de energia demandadas por seus exercícios. Algumas das opções disponíveis no mercado são a maltodextrina e a dextrose, mas uma novidade chegou às prateleiras das lojas de suplementos nutricionais: o Waxy Maize. Esse suplemento é uma alternativa de complemento energético que pode ser utilizado por quem precisa aumentar a ingestão de carbiodratos. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse produto?

O que é o Waxy Maize?

O Waxy Maize é um extrato de carboidrato produzido através do milho, alimento que também dá origem ao seu nome (maize é milho em espanhol). O amido de milho é composto de 70% de amilopectiva e 30% de amilose, compostos químicos que permitem a facilitação da sua digestão, apesar dessa ação ser considerada mais lenta que a da maltodextrina e que a da dextrose. Por isso, é classificado como um carboidrato de baixo índice glicêmico, e com poucas capacidades de elevar o açúcar no sangue rapidamente.

Quem pode usar o Waxy Maize?

O Waxy Maize é um carboidrato de digestão muito fácil, por isso tem sido tão procurado por praticantes de atividade física. Além disso, como ele é produzido através de um isolado de amido, ele é isento de glúten, lactose e quaisquer outros compostos nutricionais que podem ser alergênicos. Ele também não influencia na retenção de água pelo organismo humano, diminuindo o risco de inchaços após o seu consumo. Ele pode ser usado por qualquer tipo de pessoa, inclusive aquelas que apresentam intolerância a lactose e doença celíaca, porém os pacientes com diabetes devem avaliar seu consumo com a ajuda de um médico ou um nutricionista, já que o amido é uma fonte pura de glicose para o organismo humano.

Geralmente o uso de Waxy Maize é indicado para atletas que praticam exercícios de longa duração, como as maratonas ou as provas de ciclismo, já que o baixo índice glicêmico permite um efeito mais duradouro da glicose no sangue. A maltodextrina e a dextrose são carboidratos de rápida absorção e, portanto, alto índice glicêmico, esgotando suas fontes de energia rapidamente.

Quais são os benefícios do consumo desse suplemento?

O benefício de se consumir o Waxy Maize é poder usufruir das caraterísticas de um carboidrato de baixo índice glicêmico, já que com seu longo período de digestão é possível evitar oscilações glicêmicas durante um treino mais prolongado. Essa característica também é interessante para poder prolongar a recuperação dos estoques de glicogênio muscular no período de repouso após a atividade física.

Como usar o Waxy Maize?

O uso do Waxy Maize deve ser avaliado em conjunto com uma alimentação equilibrada supervisionada por um nutricionista, já que a quantidade a ser ingerida varia de acordo com as características individuais do paciente. Recomenda-se o seu consumo após o treino, para ajudar a recuperar os estoques de glicogênio depois da prática do exercício, porém é possível adaptar seu uso em provas e treinos de longa duração. O Waxy Maize pode ser encontrado em pó, como a maltodextrina e a dextrose, ou em cápsulas.

Você já tinha ouvido falar do Waxy Maize antes? Ficou interessado em adicionar esse produto a sua alimentação? Lembre-se de consultar um nutricionista para poder fazer o uso equilibrado e sem riscos desse suplemento alimentar. Deixe seu comentário sobre esse assunto!