Saiba tudo sobre o suco detox (verde) neste artigo

A alimentação detox está em alta no universo fitness e da saúde. Junto com ela, uma onda de produtos e alimentos detox começaram a ser procurados em mercados de todo o pais. Um destes produtos, o suco detox verde, é o que faz mais sucesso por sua praticidade para preparo e consumo. Mas você sabe do que é feito este suco verde e por que ele é tão procurado assim? Para descobrir, confira nosso post de hoje!

O que é o suco detox verde?

O suco detox verde, também chamado de suco verde, ou apenas suco detox, é uma bebida produzida a base de alimentos considerados potencializadores na eliminação de toxinas, que ajudam o fígado a desintoxicar o organismo retirando o excesso destes compostos químicos na nossa circulação.

Sua coloração verde se deve à utilização de folhas ou vegetais de cor verde escura, como a couve, o espinafre, o pepino e a hortelã em sua preparação, em conjunto com outros alimentos ricos em antioxidantes naturais, como a laranja, o melão e a água de coco.

Por que ele é tão procurado?

Muitos profissionais da área da saúde, que seguem uma linha de alimentação mais natural, acreditam nesta teoria da medicina oriental sobre alimentos que favorecem a eliminação de toxinas e radicais livres no organismo. Alimentos ricos em vitaminas C e E, em minerais como o zinco e o selênio e em fibras alimentares auxiliariam neste processo de desintoxicação.

O suco verde é rico nestas propriedades, por contar com alimentos que têm altas concentrações destes nutrientes. Além da característica desintoxicante, o suco verde também favorece o maior consumo de vitaminas e minerais variados e essenciais para a saúde humana, além de aumentar significativamente a ingestão de fibras alimentares por quem o adiciona na sua rotina alimentar.

O suco detox emagrece?

Algumas pessoas têm procurado consumir o suco detox verde com o objetivo exclusivo de perder peso e, frequentemente, esbarram em resultados frustrantes. Esta bebida não é capaz de, sozinha, atuar na aceleração da perda de peso, porque este é um processo que depende da nossa ingestão calórica diária total.

De qualquer maneira, o suco detox verde pode ter participação no processo de perda de peso, já que, graças à sua enorme concentração de fibras, ele é capaz de aumentar a sensação de saciedade após sua ingestão, diminuindo o apetite e consequentemente o consumo calórico de quem faz uso desta bebida diariamente.

Mesmo assim, o resultado final do processo de perda de peso depende também da prática de atividades físicas regulares e de uma alimentação equilibrada.

O suco detox pode ser consumido todos os dias?

Sim. O suco detox verde é uma bebida extremamente saudável que pode, e deve, ser incorporada à alimentação de qualquer indivíduo, especialmente se ele tem dificuldade em ingerir frutas e vegetais diariamente. Sua grande concentração de vitaminas, minerais, água e fibras alimentares terão efeito positivo na promoção da saúde do indivíduo que o consome.

A única observação que deve ser feita sobre o consumo de suco verde diariamente é que ele deve fazer parte de uma dieta balanceada, e seu consumo deve estar de acordo com a necessidade calórica total do indivíduo, não fazendo com que esta bebida se transforme em calorias extras ao final do dia.

O suco detox pode substituir uma refeição?

Não, de maneira alguma. Apesar de ser um suco nutricionalmente mais completo quando comparado com outras bebidas, o suco detox ainda é deficiente em nutrientes como carboidratos complexos, lipídeos e proteínas que devem ser consumidos em uma refeição. O suco verde pode funcionar como um complemento durante o almoço ou jantar, ou pode ser consumido como uma opção de lanche ou ceia, entre as refeições principais.

Qual é a diferença do detox verde para outros sucos detox?

A diferença do detox verde para outros sucos detox é a presença de um vegetal de coloração verde escura em sua composição. Além de serem mais ricos em alguns minerais antioxidantes, como o selênio e o zinco, estes vegetais também fornecem boas concentrações de nutrientes essenciais, como o cálcio, o ferro e o ácido fólico para a alimentação humana. Por este motivo eles podem ser considerados mais ricos nutricionalmente do que as outras versões de suco detox, como por exemplo o suco rosa.

Você já utilizava o suco detox verde na sua alimentação? Conte para a gente suas dicas e experiências! Resolveu experimentar esta bebida na sua rotina alimentar depois deste texto? Não deixe de comentar o que você sentiu de benefícios na sua saúde aqui com a gente!