Saiba identificar quais carboidratos são bons para comer na dieta

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde. Não somente cuidar da beleza dos seus corpos, mas sim aumentar, de fato, a qualidade de vida. Para isso, não somente os exercícios, mas também uma dieta diversificada e balanceada são essenciais. Com isso, dúvidas com o que pode e o que não pode comer acabam surgindo, principalmente acerca dos carboidratos. É certo cortá-los totalmente da dieta? Será que eles podem trazer benefícios? Para saber sobre essas e outras respostas e aumentar os bons efeitos de sua dieta, acompanhe o post de hoje e aprenda mais sobre os carboidratos.

Importância do carboidrato

Para ajudar a responder a essa questão, precisamos elencar quatro vantagens de comermos esses glicídios na dieta:

  • Ajuda a regular o humor;
  • Previne o ganho de peso;
  • Auxilia na eliminação de gorduras;
  • Fornece energia para as atividades do dia a dia.

Bem, como pode-se notar, a inclusão de carboidratos na dieta é essencial. Mas é importante ficar atento aos tipos de alimentos usados como fonte dessa substância!

Tipos de carboidratos

Cada pessoa tem seu objetivo a ser alcançado. Alguns querem perder peso, eliminar aquela barriguinha indesejada. Outros são atletas de mais alto nível e esforço, ou querem ganhar massa. As escolhas dos alimentos serão direcionadas de acordo com a finalidade, portanto, precisam estar atentos aos tipos de carboidratos que podem comer na dieta.

Os alimentos possuem certas porcentagens de carboidratos em relação às suas quantidades em calorias. Isso é, o percentual de carboidratos de um alimento, comparado a seu valor calórico, irá definir seus níveis.

  • Baixo teor de carboidrato – 10-15%: bom para a perda de peso, controle de nível glicêmico e no combate à diabetes;
  • Carboidrato Moderado – 15-30%: uma faixa ideal para uma pessoa mediana manter seu peso, equilíbrio da energia e da taxa hormonal;
  • Carboidrato Alto – superior a 30%: ideal para pessoas que desejam ganho de peso e massa muscular, ou atletas de alta performance, pois contribui com altas taxas de energia.

É aconselhável variar a dieta e manter-se entre as faixas de baixo e médio teor de carboidratos, principalmente quem faz bastante atividade física. Recorrer ao nível mais alto pode significar ganho de gordura, o que não é o objetivo.

Cortar carboidratos

Como vimos, cortar os carboidratos não é uma opção inteligente. Nem mesmo os de valor mais alto. Ser extremista, definitivamente, pode não ser uma boa ideia. O ideal é procurar alimentos que se adequem a sua rotina diária, e pra quem curte, pode também ter um “dia do lixo”, sem extravasar muito, é claro, ou seu esforço terá sido em vão. Portanto, não corte os carboidratos, apenas selecione o tipo certo, adequado aos seus objetivos.

Os carboidratos são extremamente importantes e indispensáveis na dieta, pois dentre outras funções, regulam nossos níveis de energia, sendo essenciais para a prática saudável de atividades diárias. As pessoas que objetivam a perda de peso devem variar entre os alimentos que possuem baixo e médio teor de carboidratos, enquanto aquelas que visam o ganho de peso e aumento na massa muscular devem priorizar os alimentos que possuem alto teor de carboidrato em suas dietas.

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