Saiba como uma alimentação saudável é capaz de mudar sua vida

A alimentação reflete diretamente no corpo, mas engana-se quem pensa que é só isso. Ela também pode influenciar na sua disposição para enfrentar a rotina, melhorar sua qualidade de vida e até deixar você mais produtivo.

Esses são motivos que revelam por que é interessante investir em hábitos saudáveis e viver mais feliz, certo? Ainda assim, essa não é a realidade de muitas pessoas, que se alimentam mal. Se você quer mudar essa realidade, não perca mais tempo e aprenda neste post como ter uma alimentação saudável!

Um pouco de reflexão

Se você quer mudar a alimentação, um bom estímulo pode ser começar pensando sobre o que você come. Infelizmente, não conseguimos dar a importância que a alimentação merece e acabamos comendo qualquer coisa no momento de fome e na correria do dia a dia.

Para romper com essa realidade e mudar de hábitos, um bom primeiro passo é analisar a sua alimentação de hoje. Basta parar por alguns minutos para constatar que existem muitos pontos que podem ser melhorados, não é mesmo?

Comidas mais indicadas para uma alimentação saudável

Bem, que uma alimentação saudável é importante, você já sabe, mas o que você deve efetivamente comer?

Frutas e legumes

As frutas e legumes são alimentos ricos em vitaminas e minerais e devem fazer parte da alimentação de qualquer pessoa que queira viver de forma saudável. Caso você queira investir um pouco mais, as opções orgânicas são ainda melhores, pois não têm agrotóxicos e conservantes, fazendo com que os benefícios sejam ainda maiores.

Carnes magras

As carnes também são um ótimo alimento, mas é bom dar preferência para aquelas que são mais magras e, justamente por isso, causam menos desgastes ao seu organismo. É isso mesmo: aquela opção pesada e cheia de gordura pode demorar mais tempo para ser processada, então é bom optar por peixes (como o salmão), frango e outras opções desse tipo.

Grãos

Os grãos são outro tipo alimento que não pode faltar na nossa lista. Afinal de contas, eles (e os produtos derivados) são cheios de fibras, antioxidantes, fitonutrientes e muitas vitaminas. Motivos de sobra para que eles façam parte da sua rotina!

Industrializados devem ser evitados

Além de saber o que comer, é importante saber o que não comer, certo? Os industrializados, por exemplo, devem ser evitados, dando lugar aos alimentos naturais. Diminuindo o consumo desses alimentos cheios de conservantes, você consegue beneficiar sua saúde com um alimento que mantém ao máximo suas propriedades, pois foi preparado há pouco tempo.

Hábitos a serem desenvolvidos

Se você quer mudar sua vida alimentar por meio da adoção de novos hábitos, veja algumas sugestões:

Beber mais água

Você provavelmente já ouviu isso, e é verdade: beber 2 litros de água traz muitos benefícios para você. Assim seu organismo funciona melhor e você evita o envelhecimento precoce, pois está sempre hidratado. O resultado disso é uma melhoria no intestino, cabelos e pele. Por isso, tenha sempre uma garrafinha por perto e beba água no decorrer do dia.

Fazer (pelo menos) 5 refeições por dia

Pular refeições não faz bem para a saúde e pode fazer com que você se alimente mais do que deveria da próxima vez. Intercale as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) com lanches saudáveis no decorrer do dia.

Controlar o consumo de sal

O excesso de sal pode aumentar a hipertensão arterial e as chances de você desenvolver doenças cardiovasculares, por causa do excesso de sódio. Para viver de forma mais saudável, controle o consumo e aposte em opções naturais, como alho, cebola e ervas.

Adotar essas dicas que levantamos pode ser um ótimo primeiro passo. Sabendo dos benefícios da alimentação saudável, o que você acha de mudar os hábitos e viver uma vida mais leve? Você vai colher benefícios incríveis com esse novo modelo de vida!

Para ficar por dentro do conteúdo que produzimos, não deixe de assinar a nossa newsletter! Até já!