Saiba a importância de consumir suplemento multivitamínico

As vitaminas são micronutrientes disponíveis na nossa alimentação e que são indispensáveis para o funcionamento do nosso metabolismo corporal. Elas participam de reações químicas que ocorrem dentro das células, atuando em funções enzimáticas, antioxidantes e muitas outras essenciais para a manutenção da vida.

Todas as vitaminas apresentam um volume considerado ideal para sua ingestão diária, que deve ser atingido através de uma alimentação equilibrada e com grande variedade de produtos. Quando esse tipo de dieta não é possível, as pessoas que não atingem o volume considerado ideal para ingestão de vitaminas diariamente são orientadas a utilizar suplementos multivitamínicos para repor essas possíveis perdas nutricionais.

Você sabe para que serve o suplemento multivitamínico e qual e a importância desse composto nutricional na sua alimentação? Confira o artigo de hoje sobre o assunto!

O que é um multivitamínico?

Multivitamínico é o nome dado ao suplemento alimentar composto de várias vitaminas e, em alguns casos, minerais, que são considerados essenciais para a saúde humana. Esses suplementos geralmente apresentam volumes altos desses micronutrientes em sua composição para ajudar a adequar uma alimentação deficiente em algum desses compostos alimentares.

Qual é a sua função?

Assim como qualquer outro suplemento alimentar, o multivitamínico é utilizado por pessoas que precisam completar a sua alimentação, que pode estar apresentando algum tipo de deficiência na ingestão de nutrientes.

Esse composto jamais deve ser utilizado como um substituto de refeições ou como a única fonte de nutrição de um indivíduo, já que ele é composto somente de micronutrientes, dependendo também da ingestão de uma dieta equilibrada para ser bem aproveitado pelo organismo humano.

Quem precisa ingerir esses suplementos?

A ingestão de suplementos multivitamínicos deve ser feita por indivíduos que apresentam uma redução ou deficiência na ingestão desses micronutrientes, ajudando a equilibrar sua alimentação e aumentar a qualidade da sua saúde.

Pessoas que geralmente apresentam necessidade de ingestão desses suplementos alimentares são:

  • Indivíduos que apresentam redução na ingestão alimentar (por motivo de doença ou restrição alimentar);
  • Pessoas que apresentam aumento no metabolismo e no gasto energético diário (por motivo de doença ou por prática de atividades físicas).

Independentemente de sua possível necessidade em ingerir esses compostos multivitamínicos, a prescrição desse tipo de suplemento deve ser feita por um médico ou nutricionista, os únicos profissionais que são capazes de diagnosticar algum tipo de deficiência nutricional em um paciente.

Quais são as vitaminas mais encontradas nesses produtos?

Os multivitamínicos de diferentes marcas podem apresentar alguns nutrientes diferentes em sua composição, quando comparados entre si, porém algumas vitaminas estão sempre presentes nos suplementos mais comercializados no país. Conheça abaixo alguns dos nutrientes que estão sempre presente nos multivitamínicos:

  • Vitamina A (Retinol): é uma vitamina lipossolúvel, responsável por várias funções corporais como a manutenção da qualidade da visão, da pele e do cabelo. Atua também no crescimento e como antioxidante;
  • Vitamina D: outra vitamina lipossolúvel. Essencial para garantir o fortalecimento das estruturas ósseas e dos dentes, além de evitar o desenvolvimento de doenças como a osteoporose e o raquitismo;
  • Vitamina E: vitamina lipossolúvel que ajuda a regular o sistema neurológico, o fortalecimento muscular e a qualidade dos tecidos cutâneos. Atua também como antioxidante;
  • Vitamina K: vitamina lipossolúvel que atua na regulação da coagulação sanguínea;
  • Vitamina C: vitamina hidrossolúvel, muito conhecida por sua função antioxidante. Participa também do fortalecimento do sistema imune, da absorção de ferro pelo organismo e no fortalecimento do colágeno nos ossos, dentes e tendões;
  • Vitamina B1 (Tiamina): outra vitamina hidrossolúvel, importante para reações cognitivas, fortalecimento muscular e reações psicológicas (como a instabilidade emocional e a depressão);
  • Vitamina B12 (Cianocobalamina): vitamina hidrossolúvel indispensável para a vida humana. Essencial no metabolismo de nutrientes, para o sistema nervoso, para a formação de células sanguíneas e para o desenvolvimento corporal.

Outras vitaminas, como as do complexo B (B2, B3, B5, B6, B9), também podem ser encontradas na maioria dos multivitamínicos.

Consumir suplemento multivitamínico portanto, é uma alternativa considerada importante para garantir o funcionamento correto de todo o metabolismo corporal, especialmente quando o paciente apresenta algum tipo de deficiência na ingestão de nutrientes.

Você já fez uso de algum suplemento desse tipo? Conte para nós a sua experiência!