Qual a importância da água para a definição muscular?

O consumo de água é fundamental para quem está em busca de bons resultados na definição muscular.

A água é elemento importante para tudo que se faça em relação ao corpo humano, tanto para que os resultados sejam mais significativos quanto para evitar riscos com lesões e outros problemas de saúde.

Quer se aprofundar no assunto? Então não deixe de acompanhar este texto até o final!

Aquela velha história…

Você já deve ter ouvido falar que até 60% do corpo humano é composto por água. Pois é. Isso é verdade.

Agora reflita: se você tem água no seu sangue, nos ossos e até na sua massa muscular, imagine o que aconteceria se você simplesmente deixasse de consumir a quantidade suficiente de água? No mínimo, seu corpo não teria recursos energéticos para funcionar corretamente e você não teria condições de fazer os exercícios.

Sem água você não fica só com sede, mas também mais cansado, porque seus níveis de energia se reduzem, uma vez que o corpo não aproveita adequadamente os nutrientes que por ele são ingeridos. Isso traz sérios riscos. Um dos efeitos ocorre na pressão sanguínea, que oscila, causando mal-estar e podendo levar até ao desmaio.

Benefícios na hipertrofia muscular

A água é um componente fundamental para o processo de digestão. Ao maximizar as funções do sistema digestivo, ela ajuda os nutrientes a ter um melhor aproveitamento, o que facilita o processo de reconstrução e hipertrofia muscular. O que isso significa? Que com um consumo baixo de água o corpo não responderá adequadamente aos esforços na academia.

Do contrário, quando você consome água adequadamente, a tendência é que seus resultados sejam satisfatórios.

Um dos maiores benefícios do consumo correto de água é que ela é capaz de remover toxinas do corpo humano. Quando o atleta faz uma dieta à base de proteína, por exemplo, a água auxilia na remoção do nitrogênio em excesso, além de ureia e corpos cetônicos.

Outro detalhe importante: quando você bebe menos água do que deveria, para auxiliar no trabalho dos rins, o fígado passa a metabolizar gordura e transformá-la em energia, algo que faz com que você queime menos gordura.

A importância da água na busca pela definição muscular

Se você se acostumar a consumir pelo menos dois litros de água por dia, perceberá o quanto isso pode ser benéfico para o seu corpo. Para turbinar seu treino, procure consumir cerca de 500 ml até uma hora antes da realização dos exercícios, 300 ml a cada 15 minutos de treino e 1 litro até 90 minutos de pois do treino. Mas lembre-se: isso varia de pessoa a pessoa. Tudo depende de seu bom senso. Procure não exagerar para respeitar o próprio organismo.

É importante lembrar que o desgaste fará você sentir sede, mas não deixe para beber água somente quando o corpo enviar esse sinal. Acostume-se, principalmente a consumir líquidos ao longo do dia. Isso ajuda a manter seu corpo saudável e sem riscos.

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