Qual idade certa para começar a musculação?

Muitos profissionais da área da saúde não têm dúvidas quanto aos benefícios relacionados à prática de musculação. Entre esses benefícios podemos citar o aumento da flexibilidade corporal, o fortalecimento da musculatura e a melhora da postura e do funcionamento do sistema cardiovascular.

Entretanto, apesar de todas essas vantagens, a musculação realizada de maneira equivocada – excesso de carga, postura incorreta durante os exercícios, etc. – pode levar a lesões graves e muitas vezes irreversíveis. Sendo assim, muitos pais têm dúvidas quanto à indicação da musculação como opção de atividade física para crianças e adolescentes.

Nesse texto, iremos abordar dúvidas frequentes quanto á idade correta para se praticar musculação e quanto aos cuidados que devem ser tomados durante a execução da modalidade. Continue lendo para se informar mais!

Idade certa para se começar a musculação

Muitos médicos afirmam que a prática precoce de musculação pode interferir no desenvolvimento ósseo dos jovens e prejudicar a fase de crescimento.

Assim, o indicado, segundo os profissionais, é que os adolescentes iniciem a musculação a partir dos 12 anos, de maneira moderada, apenas para fortalecimento da musculatura.

Cargas mais elevadas só são recomendadas a partir dos 14 anos, para menina, e a partir dos 16 anos para os meninos. Isso porque, a estrutura óssea dos adolescentes nessa faixa etária (entre 12 e 16 anos), denominada popularmente de “estirão”, é mais susceptível a lesões devido seu crescimento acelerado.

Vantagens da prática de musculação na adolescência

A musculação trás benefícios a saúde de jovens, adultos, idosos e gestantes, desde que seja praticada de maneira adequando sob a orientação de um profissional qualificado.

Para os adolescentes podemos citar o aumento da força muscular, correção da postura, aumento da capacidade de concentração, melhoria da flexibilidade corporal e condicionamento físico.

Além disso, a musculação favorece o aumento da densidade de minerais nos ossos, que pode prevenir o aparecimento de doenças ósseas no futuro, principalmente para as meninas.

Outra vantagem é a questão da socialização. Hoje os jovens estão cada vez mais sedentários e isolados, interagindo apenas com seus computadores e smartphones. Assim, a prática de qualquer atividade física é uma boa alternativa para fazê-los se mexer um pouquinho!

Principais cuidados antes e durante a prática da musculação

Lesões graves podem acontecer até mesmo com quem prática musculação á anos. Por isso, cuidados relacionados ao levantamento de peso excessivo e à postura são indispensáveis para qualquer praticante, independentemente de se tratar de um iniciante ou não.

Antes de iniciar a atividade, os jovens devem passar por uma avaliação postural completa por um fisioterapeuta e por avaliação médica para verificar o condicionamento cardiorrespiratório.

Assim, a partir dessas avaliações, o profissional de educação física poderá dimensionar as cargas e elaborar a ficha de treino de acordo com as características fisiológicas do adolescente.

Além disso, esse acompanhamento deve ser feito periodicamente para avaliar se a atividade não está comprometendo o desenvolvimento ósseo e motor do adolescente.

Então, você ainda tem dúvidas quanto à idade certa para começar a musculação? Gostaria de acrescentar alguma outra informação que não mencionamos neste post? Comente e não deixe de compartilhar essas informações nas redes sociais!