Qual a dieta do momento? Saiba mais sobre a Paleo Diet!

Sempre escutamos sobre um novo tipo de dieta que vai fazer a sua vida, e seu relacionamento com a alimentação, mudar para sempre. Mas muitas das dietas reveladas por revistas, jornais e atrizes famosas, não são garantia de resultados duradouros, ou até mesmo de perda de peso de maneira saudável, por isto é preciso saber escolher qual das várias dietas da moda é interessante seguir. A dieta do momento, que está sendo praticada especialmente por esportistas e entusiastas da alimentação natural, é a Paleo Diet. Quer conhecer um pouco dela?

O que é a Paleo Diet?

A Paleo diet, também conhecida como dieta paleolítica, foi criada por Mark Sisson, um biólogo americano, desenvolveu as regras desta alimentação de acordo com as premissas de uma alimentação natural e rudimentar, como a praticada por humanos da “idade da pedra”. Na paleo diet não adianta somente mudar a alimentação, ela também promove a prática de atividades físicas de maneiras simples, como aumentar as caminhadas ao longo do dia e, até mesmo, trabalhar se movimentando mais.

Quais são as premissas da Paleo Diet?

A alimentação dos “homens das cavernas” era baseada no consumo de muita carne, cereais, grãos, frutas e legumes, com o mínimo de manipulação e cocção possível. O criador da dieta Paleo prega que o consumo de carnes deve ser liberado (assim como de gorduras derivadas dos animais), e complementado com frutas e legumes, sem grandes restrições. O consumo de carboidratos devem ser realizado através de tubérculos ou cereais pouco manipulados, como batatas, inhame, mandioca e arroz integral, valorizando o consumo de cascas, sempre que possível. Massas, pães, biscoitos, bolos ou quaisquer outras fontes de carboidratos que exijam panificação ou excesso de manipulação são proibidos, assim como qualquer produto industrializado. Leite e derivados também devem ter consumo reduzido, já que a alimentação é praticamente 100% natural. Mark também promove, além da modificação da alimentação, a prática de longos períodos de jejum, como ocorriam com os homens das cavernas, e a realização constante de atividades físicas.

Existe vantagem em aderir a esta dieta?

A Paleo Diet foca em uma alimentação 100% natural, e isto é considerado uma atitude bastante saudável. Ela favorece o aumento de consumo de vegetais, frutas e cereais integrais, permitindo a ingestão de maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais. A exclusão de alimentos industrializados e processados do cardápio também é vantajosa, já que diminui a ingestão de sódio, conservantes e outros aditivos encontrados nestes produtos. Outra característica importante da dieta paleo é incentivar a prática constante de atividades físicas, sempre.

Existem riscos em aderir a esta dieta?

Qualquer alimentação restritiva pode oferecer algum tipo de risco a nossa saúde, especialmente se não valorizarmos que cada indivíduo tem uma necessidade nutricional diferente. Apesar de promover melhora importante na saúde de seus praticantes, graças a adesão de uma alimentação natural, a restrição de alguns grupos alimentares (e liberação do consumo exagerado de outros) pode ser prejudicial. A prática de jejuns prolongados, é ainda muito questionada em relação a seus impactos na saúde, podendo comprometer a massa muscular e capacidade de raciocínio e concentração. A restrição do consumo de leite e o consumo indiscriminado de carnes também pode ser prejudicial, reduzindo as fontes de cálcio da alimentação e aumentando a ingestão de gordura saturada. Como seguir a dieta paleo com saúde? Para valorizar as vantagens da dieta paleo, sem oferecer grandes riscos para a saúde, é importante a ajuda de um profissional da saúde. Lembre-se que a moderação é a chave para se alimentar bem e que qualquer excesso pode ser prejudicial. Você pratica a dieta paleo? Já conseguiu atingir resultados? Conte para nós no espaço abaixo!