Polivitaminico Power Maxx

Polivitamínicos: o que é mito e o que é verdade?

Os polivitamínicos são bastante comuns e o acesso a eles é irrestrito: as farmácias possuem prateleiras e mais prateleiras de diversos fabricantes. Além disso, esse tipo de suplemento não precisa de receita para ser vendido. Entretanto, é importante conhecer os casos em que os polivitamínicos são indicados, além de esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre essa categoria de suplementos.

Características dos polivitamínicos

Esses suplementos são conhecidos por trazerem em suas fórmulas quantidades que são consideradas ideais para manter o organismo humano nutrido, possibilitando assim, que todas as suas funções sejam realizadas de maneira adequada.

Em linhas gerais, são fórmulas ricas em todas as vitaminas (complexo A, B, C, D, K) e em combinações com sais minerais e extratos, como o de ginseng, cuja eficácia nos casos de falha de memória, labirintite e outros, já foram comprovadas por estudos científicos. Veja aqui um ótimo polivitamínico.

Os casos em que polivitamínicos são indicados

Infelizmente, boa parte das pessoas não tem tempo hábil de fazer refeições balanceadas e, por isso, em longo prazo, acabam desenvolvendo alguma deficiência no organismo por falta de um determinado nutriente, como a anemia.

Ao passar em consulta com um médico, ele poderá solicitar, entre outras coisas, o uso de polivitamínicos por algum tempo para a reposição do organismo.

Outros casos como cansaço extremo, falta de memória, sonolência, podem também ter os polivitamínicos como parte do tratamento clínico. Além disso, esses suplementos são utilizados por alguns atletas e pessoas com má qualidade de alimentação ou que fazem dietas muito restritivas por tempo prolongado.

Mitos e verdades sobre os polivitamínicos

O polivitamínico engorda

MITO. Os polivitamínicos não trazem estimulantes de apetite em suas fórmulas. A falta de apetite é comum em pessoas que estão com o organismo deficiente.

Ao iniciar o tratamento com um polivitamínico, o apetite do indivíduo volta ao seu estado normal, ou seja, ele volta a sentir fome, o que pode contribuir para ganhar o peso que perdeu por estar doente. Porém, o polivitamínico não aumenta ou estimula o apetite.

Qualquer pessoa pode tomar polivitamínico

MITO. Embora algumas vitaminas quando ingeridas em excesso sejam eliminadas pela urina, alguns minerais, como o ferro, tem efeito acumulativo no organismo. Em longo prazo, isso pode causar um excesso do mineral no organismo que é tão prejudicial à saúde quanto à falta dele.

Além disso, pessoas portadoras de algumas doenças hereditárias e congênitas, como a talassemia (minor e major) e/ou a anemia falciforme, não devem tomar polivitamínicos, pois essas doenças não têm origem metabólica. Por isso, a melhor maneira de fazer o uso seguro dos polivitamínicos é com a indicação de um médico.

O polivitamínico substitui uma refeição

MITO. Por ser um suplemento, como o próprio nome sugere, os polivitamínicos complementam a alimentação do indivíduo. Nenhum medicamento ou suplemento pode substituir a importância dos hábitos saudáveis de alimentação.

O polivitamínico deve ser tomado na hora certa

VERDADE. A absorção dos componentes da fórmula do polivitamínico depende de vários fatores, como a plenitude gástrica (estômago cheio). Por isso, seguir corretamente as orientações do especialista é fundamental para a eficácia do consumo.

O polivitamínico pode ser tomado todos os dias

VERDADE. As quantidades das vitaminas e sais minerais que o corpo precisa devem ser complementadas com o suplemento diariamente.

O polivitamínico pode ser tomado por tempo indeterminado

VERDADE. Os polivitamínicos são vendidos sem receita e podem ser tomados por tempo indeterminado, desde que haja indicação para tal procedimento.

Ter um organismo equilibrado contribui, entre outras coisas, para que você tenha uma melhor qualidade de vida. De qualquer maneira, antes de iniciar a suplementação com um polivitamínico ou outro suplemento, procure a orientação de um especialista.

E você, deseja conhecer um ótimo polivitamínico? Então clique neste link!