Óleo de coco: conheça seus benefícios para organismo

Um dos alimentos do momento, o óleo de coco é bastante procurado por praticantes de dietas ou por indivíduos que buscam ter uma alimentação mais saudável. Você conhece este produto?

O que é?

O óleo de coco nada mais é do que um extrato lipídico, da fruta de mesmo nome, de valor calórico elevado (como qualquer óleo) e rico em triglicérides de cadeia média, um tipo de gordura saturada que pode produzir diversos benefícios para a saúde humana.

Como pode ser consumido?

O óleo de coco é geralmente consumido como o azeite, sem sofrer grandes processos de aquecimento, apesar de ser extremamente estável e não passar por degeneração. O que acontece é que, por ser rico em gordura saturada, seu consumo deve ser moderado e por isto não deve ser utilizado em quantidades que seriam satisfatórias para preparar ou ferver um alimento. Este óleo também apresenta sabor discreto de coco que é melhor aceito quando misturado em saladas, sucos, frutas ou vitaminas do que em alimentos salgados.

Benefícios do óleo de coco

Acelera o metabolismo: Este tipo de óleo, apesar de ser grande fonte de calorias e gorduras saturadas, é rico em um tipo de ácido graxo chamado láurico, que é relacionado com o aumento do metabolismo corporal. Esta alteração nas reações do organismo pode modificar significativamente o processo de queima de calorias e consequente perda de peso, por isto o óleo de coco é conhecido, no mercado comercial, como óleo emagrecedor.

Aumenta a saciedade: A saciedade é uma das chaves mais importantes para o controle do peso corpóreo total, já que é através dela que o organismo entende que não precisamos comer mais. A ingestão de óleo de coco foi relacionada com o aumento da produção de hormônios da saciedade, por isto alguns especialistas sugerem seu consumo durante grandes refeições como o café da manhã, almoço e jantar.

Melhora o funcionamento intestinal: Como qualquer outro óleo, o oriundo do coco pode favorecer o funcionamento do sistema intestinal. Isto acontece porque as gorduras funcionam como um “lubrificante”, auxiliando a passagem do bolo fecal pelo canal intestinal. Apesar disto é preciso um pouco de cautela com o consumo do óleo de coco para este fim: seu consumo em exagero pode causar desarranjos intestinais e, em casos mais graves, diarreia.

Reforça o sistema imune: Graças a sua boa concentração de triglicérides de cadeia média (ou TCMs) o óleo de coco se torna fonte importante de ácidos láurico e cáprico que, de acordo com alguns estudos científicos, atuam diretamente no fortalecimento do nosso sistema imunológico, nos tornando mais resistentes para combater gripes, infecções e inflamações.

Aumenta a produção de HDL: Alguns estudos científicos têm relacionado o consumo de óleo de coco com o aumento da produção do colesterol bom, o HDL. Porém, alguns profissionais da saúde também alertam para o risco de se aumentar a produção de colesterol ruim, ou LDL, já que o óleo de coco é rico em gorduras saturadas, que se consumidas em excesso podem ser prejudiciais para o nosso perfil lipídico. Por este motivo o consumo de óleo de coco para tratamento da hipercolesterolemia deve ser feita sob supervisão de um profissional de nutrição ou da medicina.

Efeito Antioxidante: O óleo de coco, como a maioria dos lipídeos, é rico em vitamina E que é considerado um antioxidante natural da nossa alimentação. A vitamina E reage com os radicais livres produzidos ao longo do dia, evitando que eles lesionem músculos, órgãos e tecidos corporais.

Apesar dos vários benefícios em se introduzir o óleo de coco na alimentação humana, seu consumo deve ser realizado sempre com a orientação de um profissional da saúde, já que sua composição de gorduras saturadas é considerada elevada. Só estes profissionais vão saber te orientar a usufruir o máximo das vantagens do óleo sem prejudicar sua saúde.

Você já consumiu o óleo de coco antes? Em quais alimentos costuma adicioná-lo? Já pode perceber algum benefício de seu consumo? Conte um pouco para a gente sobre a sua experiência! Aproveite e também assine nossa newsletter!