A importância dos exercícios físicos para gerar disposição e bem-estar

Foi-se o tempo em que praticar exercícios físicos era coisa de crianças e adolescentes. Hoje, já se sabe da importância dos exercícios e dos seus benefícios em qualquer idade, desde o nascimento até a velhice.

Praticar exercícios, principalmente pela manhã, é a melhor forma para começar o dia bem disposto, pois a prática de atividades físicas libera endorfinas — neuromediadores ligados ao bem-estar e ao prazer — no cérebro, nos dando a sensação de paz e tranquilidade.

Sabemos que, com a correria que é a vida nos dias de hoje, muitas vezes alegamos não ter tempo para praticar exercícios, mas qualquer atividade física é melhor que nenhuma, por isso separamos alguns exercícios rápidos que podem ser feitos pela manhã.

Caminhada

Pode ser feita por 30 a 40 minutos, três vezes por semana. É importante manter a coluna sempre ereta ao caminhar e o abdômen contraído. Além disso, preste muita atenção à respiração e à forma de pisar, que devem acompanhar o mesmo ritmo.

Escolha um lugar agradável e, de preferência, com um trajeto sem subidas e descidas, e onde não haja muita movimentação de carros para conseguir manter um ritmo constante.

Alongamento com toalha

Segure a toalha atrás das costas com uma das mãos em cima e a outra mão por baixo. A mão que está embaixo deve puxar a toalha, de forma a alongar o tríceps. Fique na posição por 15 segundos e, então, troque as mãos.

Prancha

Com a barriga para baixo, apoie as pontas dos pés, joelhos, cotovelos e antebraços no chão. Então, retire os joelhos do chão, mantendo a coluna em linha reta com o pescoço e fique por 20 segundos nessa posição. Repita três vezes, fazendo um intervalo de 45 segundos.

Abdução de quadril

Mantenha-se em pé, com os pés afastados e uma das mãos apoiada na cintura. Afaste a perna do lado em que a mão está apoiada até atingir seu limite, então vá retornando à posição inicial e repita o movimento antes de tocar o pé no chão.

É indicado fazer três séries de 15 repetições com intervalo de 15 segundos entre elas. Se preferir, pode usar uma caneleira de até 1 kg.

Flexão de braços

Em pé, incline o corpo para a frente, esticando os braços até encostar as mãos na parede, com os cotovelos levemente flexionados. Durante esse movimento, mantenha as pernas esticadas e os pés juntos.

Vá se aproximando da parede conforme flexiona mais os cotovelos e depois empurre, voltando à posição inicial. Pode-se fazer três séries de 12 repetições, com intervalo de 30 segundos.

Além dos exercícios já citados, é também muito importante criar o hábito de se alongar de manhã. Fazer um alongamento antes mesmo de se levantar ajuda a despertar os músculos e a eliminar a tensão causada por ficar várias horas na mesma posição enquanto dormimos.

Quando alongamos o corpo, estimulamos o relaxamento dos músculos, que se preparam para voltar ao seu estado normal e para responder à variedade de movimentos do dia a dia. Por isso, ao acordar, capriche bem no alongamento, sentindo todos os músculos do corpo.

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