Hiit: conheça a nova febre das academias para queimar gordura

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas deixam de realizar alguma atividade física por falta de horário. Porém, uma nova forma de queimar gordura veio para ajudar no processo daqueles que estão com o tempo mais escasso: o Hiit, que alia treinos de alta intensidade em um pequeno espaço de tempo. Não conhece esse estilo? A Aurum Nutrição te explicará sobre esta onda que está tomando conta das academias.

O que é o Hiit?

A palavra vem do inglês “High Intensity Interval Training”, o que significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. Para realizar você não precisa nem mesmo ir até uma academia e pode treinar no conforto da sua casa.

Para realizá-lo, é preciso fazer exercícios aeróbicos simples (como pular corda) em uma intensidade muito grande em um curto espaço de tempo, intercalando-os com momentos de descanso. Por exemplo, pule corda na maior velocidade que você conseguir por 15 segundos e descanse 1 minuto, repita esse processo por cerca de 15 minutos.

Por que ele funciona?

Alguns estudos têm mostrado que fazer exercícios aeróbicos curtos, porém com mais intensidade, são mais eficazes para queimar gordura do que ficar muito tempo repetindo uma atividade de forma mais lenta. Isso acontece, pois o Hiit faz com que o seu metabolismo fique mais rápido por até 24 horas após a atividade, além de causar picos de hormônios e diminuir o apetite.

Após queimar muitas calorias com o Hiit, você ainda ganha um bônus: a vontade de comer besteiras diminui. Um estudo de 2014 mostrou que as pessoas que praticavam exercícios de máxima intensidade em pequenos espaços de tempo, tinham menos desejo de comer doces e alimentos gordurosos.

Quais exercícios podem ser realizados?

É bom lembrar que o Hiit não é uma atividade engessada. Como já dito, pular corda é uma opção, porém caminhada (ou esteira), bicicleta, natação, jumping, entre outros, também podem ser utilizados na hora de praticá-lo. Escolha o seu preferido e comece!

Como fazer?

Se estiver começando agora, o ideal é realizar um treino de 1 para 4. O que significa isso? Faça 15 segundos de bicicleta, por exemplo, em alta intensidade e descanse por 1 minuto. Repita por 15 minutos.

Já pegou o jeito? Vá aumentando o tempo do exercício. Passe para 30 segundos e descanse 1 minuto. Por fim, iguale: pedale 1 minuto, descanse 1 minuto. Em fases mais avançadas pode-se estender o tempo final do treino em até 20 minutos, mas não mais que isso.

Não se engane pensando que “apenas quinze minutos por dia? Mamata!” Não é bem assim. No fim do treino, você sentirá seu corpo vibrar e seu coração estará praticamente na boca! Portanto, nada de forçar demais no começo e dê uma ajudinha ao seu corpo para você se “recuperar” do seu treino.

Claro que nunca é demais frisar que nenhum tipo de exercício te dá o resultado da noite para o dia. Praticar o Hiit de maneira correta junto a uma alimentação balanceada e, se possível, com a ajuda de bons suplementos alimentares, faz com que o processo de queima de gordura seja rápido e você perca alguns quilos. Porém, os ingredientes fundamentais de todo exercício físico são os mesmos: força de vontade e paciência.

Gostou de saber mais sobre o Hiit? Se você quer descobrir como unir este treino a uma alimentação saudável, não deixe de ler o nosso artigo: 5 alimentos para potencializar o seu treino!