Frutas que não podem faltar no cardápio de quem faz esporte!

Se você é um atleta, sabe que se alimentar bem é a chave para que alcance seus resultados e para que sua performance saia perfeita. Por isto é preciso comer um pouco de tudo: carboidratos, proteínas, gorduras, folhas, legumes e, claro, frutas. As frutas são uma das melhores fontes de vitaminas e minerais da nossa alimentação, mas será que existe alguma que é ideal para quem pratica esportes com frequência? Vamos deixar aqui cinco opções de frutas que não podem faltar no cardápio do esportista!

Abacate

Esta fruta é o terror de quem quer fazer uma dieta restritiva em calorias, mas é injustiçada em relação a seu valor nutricional. Além de ser fonte riquíssima de carboidratos e energia, o abacate tem uma composição lipídica única, quando comparado a outras frutas. Rico em ácidos graxos essenciais, ele influencia diretamente os níveis de colesterol e triglicérides do sangue, reduzindo os riscos de desenvolver doenças cardíacas, se consumido com moderação.

Açaí

Tão temido quanto o abacate, o açaí também é uma das frutas com maior valor calórico encontradas no país. Mesmo assim ela é a que mais atrai o consumo por atletas. Isto acontece porque esta fruta é uma excelente fonte energética, especialmente quando misturada com guaraná, granola e banana, oferecendo boa parte das calorias ideais para um praticante de atividade física. Além disto é excelente fonte de vitaminas, minerais e gorduras vegetais.

Banana

O atleta que nunca sentiu uma câimbra, que atire a primeira pedra. Esta dor muscular é muito associada a falta de potássio, mineral que tem função na contração do tecido esquelético. A banana é uma das maiores fontes deste mineral da nossa alimentação, por isto é oferecida a atletas que praticam mais de uma hora de exercício por dia, para aumentar a reposição do potássio perdido através do suor. A banana ainda é boa fonte de carboidratos e fibras alimentares.

Laranja

A atividade física, além de trazer vários benefícios para a nossa saúde, também é responsável por aumentar a produção de radicais livres pelo nosso organismo, acelerando o envelhecimento e lesões em alguns tecidos. Para evitar maiores danos causados por estes radicais, é recomendado o consumo de antioxidantes naturais, encontrados especialmente em frutas cítricas, como a laranja. Ela, além de rica em vitamina C, que é um dos antioxidantes provenientes da nossa alimentação, também é boa fonte de fibras alimentares (auxiliando no controle glicêmico) de carboidratos, aumentando a produção de energia para a prática do exercício.

Coco

O que interessa aos atletas no coco, não é necessariamente a polpa da fruta, que é suculenta e rica em ácidos graxos essenciais para a nossa saúde, mas sim a sua água. A água de coco é considerada um isotônico natural, por ser rica em minerais que são perdidos através do suor, durante a prática da atividade física. Por este motivo muitos atletas valorizam o consumo desta água, até mesmo em detrimento das bebidas isotônicas industrializadas.

Você, que é um atleta, vai incluir estas frutas na sua alimentação? Conte suas experiências nos comentários abaixo! Aproveite e assine nossa newsletter!