Fique por dentro dos benefícios que o café proporciona para a sua saúde

O café é uma das bebidas mais consumidas pela população brasileira. Graças a sua enorme variação de sabor e de qualidade de produção, esta tradicional bebida é hoje tratada com um status de gourmet, sendo possível apreciar várias novas receitas e técnicas de se preparar um bom café. Mas não é somente aos experts da culinária que ele se torna um alimento interessante: os especialistas da área da saúde têm explorado cada vez mais os benefícios que o consumo regular desta bebida pode trazer para o organismo humano. No texto de hoje vamos apresentar todas as vantagens de se consumir café todos os dias. Confira!

Alimento termogênico

Um alimento termogênico é aquele que é capaz de aumentar, significativamente, as reações metabólicas no organismo. Este aumento nas reações metabólicas pode, consequentemente, acelerar a queima de calorias (ou o estímulo psicológico para fazer isto). Por isto muitas pessoas têm optado pelo consumo de café para ajudar no controle de peso.

Baixo teor de calorias

Uma xícara de café sem açúcar contém o equivalente a zero calorias por porção. É isto mesmo. Para melhorar, o café ainda é rico em micronutrientes importantes para a nossa saúde. Por isto, tomar um pouco da bebida todos os dias não vai atrapalhar a sua ingestão calórica, mas vai lhe ajudar a alcançar as necessidades nutricionais de várias vitaminas e minerais encontradas na nossa alimentação.

Ajuda a tratar a diabetes

Existem dois compostos no café (chamados de ácido clorogênico e trigonelina alcalóide), que têm papel importantíssimo no controle da glicemia de pacientes com diabetes. Estes compostos são responsáveis por ajudar a reduzir a glicose circulante no sangue, reduzindo consequentemente a circulação do hormônio insulina. Esta característica é extremamente interessante para indivíduos que apresentam a diabetes tipo II, que não é relacionada com a falta de produção da insulina, mas sim com o excesso de peso e de ingestão de glicose.

Pode prevenir alguns tipos de câncer

O café é uma bebida extremamente rica em antioxidantes. Estes compostos agem protegendo o organismo da ação de radicais livres, produzidos pela poluição, má alimentação e pelo processo de envelhecimento do corpo. Uma das ações negativas dos radicais livres é aumentar o risco do desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama, o de próstata e o de cólon. A ingestão de café regularmente pode ajudar a diminuir o risco de se desenvolver estes tipos de câncer. Alguns especialistas também acreditam que a ingestão regular de café pode ajudar a reduzir os riscos de câncer no esôfago, na faringe, na boca e no fígado.

Melhora no humor e na disposição

A melhor característica do café é a sua grande capacidade estimulante. A cafeína é um composto responsável por acelerar nosso funcionamento cerebral e melhorar a nossa disposição para o resto do dia. Por isto é tão bom tomar um cafezinho para se manter acordado e estimulado para uma jornada de trabalho ou de estudos. Além disto a ingestão regular de café está relacionada também com melhora significativa do humor.

Ajuda a melhorar o trânsito intestinal

Uma xícara de café pode ser excelente para ajudar indivíduos que têm quadros recorrentes de constipação intestinal ou que sofrem com o intestino preguiçoso. A cafeína também ajuda a aumentar a motilidade nesta região do corpo, estimulando o trânsito do bolo fecal e aliviando as sensações de desconforto causadas pela dificuldade em evacuar.

Influencia na saúde dental

O café é reconhecido pelos dentistas como um dos alimentos com maior poder anti-cariogênico, que é a capacidade de não estimular o crescimento de flora bacteriana nos dentes, podendo levar a formação de cáries. Apesar do consumo de café em excesso ser prejudicial para a coloração do dente, seu consumo moderado pode ser importante para ajudar a diminuir o risco de desenvolvimento desta infecção bucal.

Você já tem o café como parte importante da sua rotina alimentar? Com qual frequência você consome esta bebida? Quais benefícios você conseguiu observar com a introdução do café na sua dieta? Não deixe de comentar!