Evite os 7 erros mais cometidos nos treinos de musculação

Praticar esportes traz diversos benefícios para a saúde e para o bem-estar. Se você optou pelos treinos de musculação, com certeza, tem como objetivos aumentar os músculos, fortalecer a musculatura e ficar em boa forma.

Alguns fatores, tais como a boa alimentação, hidratação e a recuperação muscular, influenciam no tempo em que seus objetivos serão alcançados. Mas existem alguns erros cometidos nos treinos de musculação que podem prejudicar seu desempenho.

Quer saber quais são os 7 principais erros cometidos nos treinos de musculação? Continue a leitura!

1. Postura errada

Ao fazer os exercícios com a postura errada, você irá ganhar uma bela lesão em vez de um corpo esbelto e sarado, por isso, peça auxílio dos professores da academia.

Os treinos de musculação devem ser feitos com a postura correta para não acarretar problemas futuros, e, assim, os resultados aparecerão mais rápido.

2. Peso demais

Levantar mais peso que o limite de seu corpo permite não irá aumentar seus músculos, mas, sim, estressá-los e fazer o efeito contrário. Quando forçamos demais os músculos, o efeito do ácido lático, que faz os músculos crescerem, é cessado e pode haver rompimentos das fibras musculares, além de lesões nas articulações. Então, mantenha sempre os pesos que você aguenta e que foram indicados para os seus treinos.

3. Não dar um intervalo

O intervalo de 30 segundos é de extrema importância antes de começar o exercício novamente, pois dará o descanso necessário aos músculos para que o cortisol não seja um fator destruidor do crescimento muscular. Portanto, não pule esse intervalo de forma alguma!

4. Treinos infindáveis

A prática de overtraining nos treinos de musculação traz o mesmo problema que os exercícios feitos sem intervalo. Os treinos infindáveis lançam no organismo o cortisol, que é o hormônio responsável por reter as gorduras e por evitar a hipertrofia muscular.

5. Treinos muito curtos

Os treinos muito curtos, diferentemente dos infindáveis, não fazem o serviço completo. Quando o músculo começa a ser levado ao crescimento, o treino acaba.

Os praticantes de treinos muito curtos se esforçam sem necessidade e nunca chegam ao resultado desejado. Por essa razão, os treinos devem duram no mínimo 40 minutos e, no máximo, 55 minutos.

6. Repetição do treino

Treinar todos os dias a mesma série é um erro fatal. Normalmente, quando frequentamos a academia, 2 treinos são montados, intercalando os músculos a serem trabalhados. O que ocorre é que a recuperação muscular leva até 48 horas para acontecer, e se você fizer a repetição do treino anterior, os músculos trabalhados não terão esse período de “folga” para se recomporem. Sendo assim, siga as instruções dos profissionais e tenha o resultado que tanto almeja!

7. Má alimentação e má hidratação

Outro grande erro é se alimentar e hidratar de forma errada. Antes dos treinos, a ingestão de carboidratos para gerar energia é imprescindível. Durante os treinos, a hidratação fará com que o organismo funcione melhor e os movimentos sejam bem-sucedidos. Após os treinos, o músculo necessita de proteínas para se recuperar e, também, de uma pequena dose de carboidratos para repor sua energia que foi gasta durante os treinos de musculação.

Não há nada pior do que praticar treinos de musculação durante meses e nenhum resultado aparecer. Evitando esses 7 erros mais cometidos nos treinos de musculação, certamente, você alcançará o corpo que tanto deseja, e ainda acabará com as gordurinhas indesejadas. Não perca seu tempo e nem sua energia errando na hora de malhar!

Possui alguma dúvida sobre a alimentação para ganhar massa muscular? Veja dicas sobre o assunto em nosso blog!