Emagreça com saúde: perdendo peso gradualmente

Não importa idade ou gênero, todos nós estamos sempre preocupados com algo em comum: o nosso peso corporal total. Sabemos que o excesso de peso, além de desconfortável fisicamente, é um risco para a qualidade da nossa saúde, por isto aceitamos toda e qualquer solução que nos oferecem para perder os quilos em excesso rapidamente.

O problema destas soluções rápidas e práticas é que elas, geralmente, vêm acompanhadas com um grande prejuízo à nossa saúde, já que podem alterar o metabolismo e as estruturas corporais de maneira não saudáveis. Para perder peso com saúde é preciso ter paciência e entender que este é um processo que deve ser gradual para que seja duradouro. Quer saber como fazer isto? Então acompanhe estas dicas com a gente!

Aprenda a comer de tudo

Sim, você leu certo. É preciso aprender a comer todos os grupos de alimentos disponíveis para montar as nossas refeições. Cada grupo alimentar tem sua importância significativa na manutenção da nossa saúde e nas nossas estruturas corporais, tornando praticamente impossível excluir algum deles da nossa alimentação para sempre.

É exatamente por este motivo que dietas radicais e restritivas não funcionam: o organismo entende que está faltando algo e logo você desiste de seguir uma alimentação tão radical. Para emagrecer com saúde é preciso passar por um longo processo de reeducação alimentar, que pode demorar algum tempo, mas que depois de compreendido e aplicado na nossa rotina é capaz de trazer resultados duradouros.

Não salte refeições

Saltar refeições parece a maneira mais simples de fazer com que nosso organismo queime calorias em vez de absorver, não é mesmo? A respostá é não. O corpo humano se adapta naturalmente a períodos de privação de alimentos, e isso faz com que ele estoque calorias na próxima refeição. Portanto, ao saltá-las você aumenta a chance de armazenar gorduras e queimar proteínas, visto que esta é a forma do organismo se assegurar que não falte energia para funcionar. Pessoas que emagrecem de maneira saudável não passam fome e geralmente se alimentam de três em três horas, para que o corpo tenha energia para funcionar normalmente.

Faça atividades físicas regularmente

Três pilares são essenciais para que o processo de perda de peso seja feito de maneira completa: boa alimentação, bom psicológico e a prática de atividades físicas. É impossível emagrecer com saúde sem que algum destes pilares esteja funcionando normalmente. Se você reaprendeu a se alimentar corretamente mas não optou por realizar algum tipo de exercício físico, talvez você não tenha o resultado desejado a longo prazo. Sem a atividade física é praticamente impossível conseguir resultados duradouros, já que ela ajuda a controlar os gastos energéticos para que o corpo se mantenha em total harmonia com os alimentos que ingerimos. Pessoas que perdem peso definitivamente praticam algum tipo de atividade física regularmente, independentemente da intensidade.

Não procure alternativas rápidas e milagrosas

Carregue este mantra consigo: alternativas que são rápidas e milagrosas demais são, com certeza, prejudiciais a nossa saúde. Da mesma maneira que você não ganhou peso de uma vez só, você também não pode querer perdê-los de uma vez só. Por este motivo fuja destas dietas milagrosas que são vinculadas pela imprensa e por alguns profissionais da saúde e foque na reeducação alimentar e na prática de atividades físicas: seu sucesso está ai.

Aumente o consumo de fibras

Uma grande auxiliar da reeducação alimentar e de perda de peso gradual é a ingestão de fibras alimentares. Estes compostos são responsáveis por aumentar a sensação de saciedade após sua ingestão, além de participar também do controle da liberação de glicemia e gordura para que o nosso sangue distribua para a absorção de nossos tecidos e órgãos. A fibra faz parte de uma alimentação equilibrada e vai ajudar a diminuir a nossa ingestão calórica durante o dia, ajudando a diminuir a ingestão total a longo prazo, resultando em perda de peso gradual e definitiva.

Não se esqueça da ajuda de um profissional

Sabemos que é difícil iniciar um processo de reeducação alimentar, prática de atividades físicas e controle de peso sozinho. Por este motivo, a ajuda de um profissional da saúde é indispensável para a garantia do sucesso do seu esforço. Médicos, nutricionistas e educadores físicos devem andar lado a lado com o indivíduo que quer perder peso, ensinando as melhores alternativas e táticas para melhorar a alimentação, exercitar-se sem risco, e perder peso com eficiência.

E então, gostou das nossas dicas? Está pronto para perder peso gradualmente e com saúde? Conte suas experiências e suas impressões para a gente! Aproveite e assine nossa newsletter!