É seguro combinar suplementos alimentares?

Apesar de ainda serem vistos com maus olhos por pessoas desinformadas, os suplementos podem ser consumidos por qualquer um, conquanto que sejam observadas algumas precauções, como idade, sexo, condições de saúde e, claro, a necessidade. Mas será que combinar suplementos alimentares é seguro?

Para desmistificar, somente o conhecimento pode ajudar. Como essa é uma dúvida comum entre os frequentadores das academias, preparamos este texto com informações que vão ajudar a tirar essa dúvida de uma vez por todas. Confira!

O que são suplementos alimentares?

São substâncias químicas criadas com a finalidade de complementar a alimentação de forma saudável. Eles devem ser utilizados com orientação médica ou nutricional e de acordo com a necessidade de cada um. Podem ser:

  • proteicos;
  • hipercalóricos;
  • antioxidantes;
  • hormonais; 
  • termogênicos.

Quando é seguro combinar suplementos alimentares?

A suplementação, antes de tudo, deve ser orientada por um médico ou nutricionista. Além disso, a dose deve ser respeitada, pois o excesso de vitaminas e outras substâncias, além de não levar ao objetivo desejado, pode causar prejuízos à saúde.

Portanto, não há problemas em combiná-los, desde que sejam respeitados a dose, os horários e os tipos de suplementos. Veja algumas combinações comuns:

Whey Protein + dextrose ou maltodextrina

Você pode combiná-los após o treino, quando o corpo necessita repor as reservas de glicogênio perdidas durante os exercícios. 

Tomá-los juntos, antes dos exercícios, é desperdício, além de se correr o risco do efeito contrário. O Whey Protein também não é aconselhado sozinho após os exercícios.

Whey Protein + creatina

Após a malhação, é indicado o uso de creatina (previne lesões musculares) junto com carboidratos — dextrase ou maltodextrina. Após 5 a 10 minutos, o Whey.

Esse espaçamento de tempo é importante, pois o corpo terá captado os carboidratos e a creatina, e estará pedindo aminoácidos e proteínas. Aqui também fica a dica: usar apenas depois dos treinos.

Whey Protein + BCAAs + creatina

O Whey é ótimo para evitar o catabolismo. A creatina ajuda no aumento da energia e da força na hora dos treinos.Os BCAAs ajudam na redução de dores e quedas da função imunológica.

Eles também podem ser usados antes da malhação e, com indicação de nutricionista, durante os exercícios. 

Combinar os três pode trazer muitos benefícios, mas para ter os resultados esperados faça o uso dessa combinação após o treinamento. 

Whey Protein + termogênicos

Os termogênicos ajudam a acelerar o metabolismo, sendo indicados para quem quer queimar gordura. Devem ser ingeridos, de preferência, após o café da manhã e 30 a 40 minutos antes dos exercícios, servindo como energia extra para a malhação. 

Combinar suplementos alimentares, nesse caso, pode ser feito tranquilamente — mas não no mesmo horário. O Whey é pós-treino sempre. O termogênico é indicado antes do treino. 

Quais os erros mais comuns ao tomar suplementos?

Acreditar que, quanto maior a quantidade, mais rápido se atinge o objetivo

Segundo a nutricionista Sandra Maria da Silva, da clínica Gastro Obeso Center, o excesso pode ser prejudicial, pois quando se trata de suplementação o processo é lento e gradativo. 

Usar polivitamínicos de forma inadequada

O uso desses polivitamínicos requer muita cautela, uma vez que o uso inadequado de uma vitamina, em alguns casos, pode acarretar a deficiência de outra. Em todo caso, sempre consulte a opinião de um médico ou nutricionista.

Tomar somente Whey Protein após o treino

É verdade que ele é recomendado imediatamente após os exercícios, mas não deve ser consumido sozinho. Depois da malhação, o mais importante é repor o glicogênio perdido durante a atividade física. Por isso, o correto é consumir carboidratos junto com a fonte proteica de fácil absorção.

E então, entendeu que é seguro combinar suplementos alimentares se for feito de forma correta e com acompanhamento profissional? Se você gostou deste conteúdo, aproveite para curtir nossa página no Facebook e acompanhar nossas atualizações.