É melhor fazer o cardio antes ou depois da musculação?

Uma das dúvidas mais recorrentes das pessoas que frequentam academias de ginástica tem relação com a ordem da realização dos treinos de cardio ou de musculação. Não importa se você frequenta a academia só para aumentar a massa muscular ou para perder peso, essa pergunta é sempre recorrente na rotina de preparadores físicos e professores que trabalham nesse local.

Para solucionar esse problema, no artigo de hoje vamos contar para você qual a sequência ideal para a sua rotina de treinos: o cardio deve ser realizado antes ou depois da musculação? Confira logo abaixo a resposta que você tanto esperava ouvir!

Cardio e musculação: objetivos diferentes

A primeira informação que você deve ter em mente ao escolher a sequência dos seus treinos de cardio e de força é que essas práticas apresentam objetivos completamente diferentes. Enquanto o primeiro é o foco do praticante de atividade física que quer aumentar a resistência cardiovascular e a queima de calorias, a musculação é valorizada por quem tem como objetivo a hipertrofia muscular. Por apresentarem objetivos tão diferentes e tão complementares, a ordem dos treinos será definida de acordo com o que será priorizado por você.

Ganhe massa muscular realizando somente a musculação

Para o usuário da academia que tem como objetivo ganhar massa muscular, os treinos de musculação devem ser realizados em dias separados dos treinos de cardio. Essa separação acontece porque ambas modalidades gastam uma fonte de energia encontrada no músculo chamada de glicogênio, que precisa estar disponível tanto para treinos de cardio quanto para treinos de força.

Quando você realiza o treino de cardio antes da musculação, acelera a queima do glicogênio, não deixando reserva energética satisfatória para o treino da musculatura, prejudicando a hipertrofia. Por isso, nesse caso, o cardio deve ser realizado em dias separados, para não prejudicar o ganho de massa muscular.

Aumente sua resistência treinando o cardio antes

Para o praticante de atividade física que tem como objetivo o aumento da resistência e do condicionamento físico, a prática do treino de cardio deve ser valorizada na sua planilha de exercícios. O treino aeróbico, nesses casos, deve ser realizado sempre antes da prática dos exercícios de hipertrofia, pelo mesmo motivo apresentado no tópico anterior.

Quando realizamos o treino de força antes, consumimos todo o glicogênio disponível na musculatura e essencial para a realização dos exercícios aeróbicos, prejudicando a performance do praticante. Por esse motivo os treinos de cardio, nesse caso, devem ser realizados antes, deixando a musculação para depois, somente como uma estratégia para fortalecer as fibras e não necessariamente aumentar a massa muscular.

Queime gordura praticando o treino de cardio após a musculação

Para quem quer diminuir o percentual de gordura corporal, o treino de cardio deve ser realizado logo após o exercício de musculação. Essa estratégia é usada porque o organismo vai esgotar o glicogênio muscular durante o treino de força, deixando as reservas adiposas como fonte imediata de energia para o corpo durante a prática do cardio, reduzindo o percentual de gordura disponível no corpo.

Vale a pena reforçar que a queima de gordura, apesar de ser eficiente nesse estilo de treino, não resulta em melhora do condicionamento físico do usuário, já que para isso é preciso contar com o estoque de glicogênio muscular.

Não escorregue na dieta

Independentemente do objetivo que você tem ao frequentar a academia, muito mais importante do que estabelecer a ordem dos treinos é valorizar o equilíbrio da sua dieta no seu dia a dia. Indivíduos que respeitam os exercícios mas que escorregam na dieta durante a semana não terão resultados tão satisfatórios quanto os esperados por eles.

Por esse motivo mantenha sempre um olho na planilha de treinos e outro na alimentação para garantir seus resultados desejados.

Você realiza o cardio antes ou depois da musculação? Quais são seus objetivos durante o treino na academia? Deixe seu comentário!