Dieta pré-treino: 7 alimentos que você sempre deve consumir

Manter a energia durante o seu treino é fundamental na conquista de bons resultados. E onde ela se encontra? Principalmente nos alimentos ricos em proteínas e carboidratos, o que também pode ter um incremento por meio de suplementos.  

Na medida certa, eles podem entrar na sua dieta pré-treino. Mas, quais seriam estes alimentos? É o que vamos contar neste post! 

Fizemos uma lista com 7 diferentes opções para você variar ao longo da semana, saindo da rotina e ampliando o quadro de possibilidades nas suas metas pessoais.

E lembre-se: a ingestão de alimentos deve ser feita em um período de 1h30min/2h antes do início do seu treinamento para evitar que você fique estufado (a) durante a atividade física.

1- Carboidratos integrais    

Eles demoram a ser ingeridos e são boas fontes de energia, contribuindo para evitar a queda nos níveis glicêmicos. 

Um exemplo é fazer um sanduíche de pão integral com peito de peru e alface. Ou substituir o peito de peru por muçarela de búfala. Acompanhe com um copo de água de coco. 

2- Oleoginosas

Antioxidantes, estimulando a produção do colesterol bom, as castanhas-do-pará, nozes, avelã, macadâmia e amêndoas também têm espaço garantido na dieta pré-treino. 

Fontes de vitamina E, elas também ajudam na imunidade do organismo e contribuem na formação de novas células por conta do zinco e selênio. Para acompanhar, um suco de  laranja, abacaxi ou maracujá.

3- Batata-doce 

Considerado o carboidrato ideal para quem quer perder peso, a batata-doce pode ser o carro chefe de um cardápio antes do treino. 

Que tal comê-la acompanhada de um filé de frango grelhado? Ou de um atum em lata? São opções que podem ser seguidas. 

A batata-doce tem baixo índice glicêmico e tem maior teor de vitamina A e de cálcio comparado com a batata comum, sendo muito útil antes dos treinos.  Suco de laranja com beterraba é uma opção de acompanhamento. 

4- Banana com aveia e mel 

Fornecendo um terço das recomendações diárias de potássio, a banana é rica em ferro e cálcio, e várias outras vitaminas, sendo excelente para evitar cãibras. 

Uma dieta saudável é amassá-la, misturando aveia e mel. A aveia controla o colesterol e mantém as taxas de açúcar no sangue.

Já o mel tem muitas boas funções, como sendo fonte de vitaminas e um poderoso antioxidante, além de melhorar as funções dos órgãos. 

5- Tapioca 

Fácil de fazer, a tapioca pode ser combinada com duas bananas amassadas e canela. Ou com peito de peru e até mesmo um queijo branco. Um chá pode ser uma boa pedida para acompanhar. 

Sendo um rizoma de amido, a tapioca fortalece os ossos, é uma boa fonte de carboidrato e vitamina B-9. 

6- Frutas em abundância 

Uma boa salada de frutas, contendo maça, banana, laranja, kiwi, mamão e morangos também trazem energia ao seu organismo, além do fato de serem bem refrescantes. 

Colocar uma pitada de aveia ou mel deixa o sabor ainda mais convidativo. As frutas são ricas em vitaminas, contribuem para retardar o envelhecimento precoce e ainda auxiliam na formação do bom colesterol. 

7- Abacate e iogurte 

Bater no liquidificador um abacate e um iogurte desnatado entra como outra dica de uma dieta pré-treino

O abacate não contém colesterol e ainda tem a função de abaixar os níveis de gordura ruim. É muito recomendado e pode ser consumido individualmente caso você preferir. 

E você, já tem bons cardápios de dieta pré-treino para variar ao longo da semana? Deixe aqui seu comentário e compartilhe suas experiências!