Da água ao chá: 5 formas de manter seu corpo hidratado

A água é um importante componente do organismo humano, sendo responsável por cerca de 60% a 70% do peso corporal de um indivíduo adulto. Esta água se encontra em maior concentração dentro das células humanas, sendo campo para várias reações metabólicas importantes para a manutenção da vida, mas também se encontra no sangue e em regiões extracelulares. Por este motivo a desidratação é um quadro clínico de grande preocupação, já que pode desenvolver vários sintomas prejudiciais ao organismo, como náuseas e diarreias, que se não tratados, podem levar a morte. A reposição da água perdida diariamente, através do suor e de reações metabólicas, pode ser feita por via oral ou intravenosa. Mas como manter nosso corpo hidratado através da alimentação? Vamos deixar aqui cinco dicas para manter a hidratação corporal em dia:

Consumir água

Não há fonte mais importante de água do que a própria água mineral. O consumo deste líquido puro, sem adição de outros ingredientes, é recomendado diariamente para a reposição hídrica e de eletrólitos para nosso organismo. É importante ressaltar que a água que consumimos é rica em minerais que cumprem funções importantes na nossa saúde, por isto é considerada insubstituível na alimentação humana.

Sucos de frutas

As frutas são alimentos ricos em concentração de água e, quando transformadas em suco, aumentam a quantidade de líquido que poder ser ingerido por porção. Além da importante fonte de hidratação, os sucos de frutas fornecem vitaminas e minerais essenciais para a alimentação humana, que muitas vezes são perdidos em quadros de desidratação leve do nosso organismo.

Isotônicos

Os isotônicos são as opções mais procuradas por indivíduos com perda intensa de líquidos e eletrólitos. As atividades físicas de longa duração, ou a exposição a uma temperatura elevada por um longo período de tempo, podem levar a perda hídrica e de minerais importantes através do suor. Os isotônicos são bebidas com alta concentração destes minerais, feitos para suprir esta demanda aumentada em situações específicas. Apesar de ser um importante auxiliar na reidratação, os isotônicos devem ser consumidos com moderação (para evitar sobrecarga de consumo de minerais) e não substituem o consumo de água mineral diário.

Chás gelados e quentes

O chá é uma importante bebida para a alimentação humana. Além de sua composição ser praticamente formada por água pura, já que são feitos através de infusão de ervas, plantas e frutas, são também fonte de minerais, fibras e vitaminas para o nosso organismo. O consumo diário de chás diversos auxiliam a alcançar a necessidade hídrica diária do corpo humano.

Água de coco

É possível encontrar na natureza opções de alimentos para todos os quadros clínicos prejudiciais à saúde do corpo humano. Um dos exemplos destas opções de medicamentos naturais é a água de coco, que funciona como um isotônico 100% natural para a nossa reposição hídrica. Sua concentração de minerais se assemelha a composição nutricional de isotônicos industrializados elaborados para a reposição de eletrólitos, além de ser importante fonte de água para a nossa alimentação. Por ser um líquido proveniente de uma fruta, também é possível encontrar boa concentração de vitaminas em sua composição.

A ingestão hídrica de um adulto com vida normal, sem patologias ou atividades físicas intensas, deve chegar a dois litros diários, através de fontes variadas como as citadas acima. É importante lembrar que o consumo de qualquer uma das opções citadas neste texto não substitui a ingestão de água mineral pura, que é a fonte de reposição hídrica principal para o organismo humano.

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