Cuidados com a coluna: 5 dicas para não sentir mais dor

Ter certos cuidados com a coluna é essencial para prevenir a dor e também certas patologias como a hérnia de disco. É possível começar a ter algumas atitudes e hábitos diferentes no seu dia a dia para evitar outros males. A dor na coluna é bastante comum e se você já faz parte desse clube veja abaixo as soluções que encontramos para resolver esse problema.

1. Não sobrecarregue a coluna durante os exercícios

Você quer ficar com o corpo do verão o mais rápido possível e por causa disso acaba pegando mais carga do que realmente pode aguentar. Sabe para onde todo esse peso vai? Acertou quem respondeu coluna e acertou duplamente quem logo pensou na região lombar, essa que fica na parte posterior do abdome.

Fazer treinos do tipo são muito perigosos. Você pode não sentir o impacto nos primeiros dias, mas depois de certo tempo, a sua coluna começará a reclamar. A sobrecarga pode provocar uma séria tensão muscular e impedi-lo de realizar as atividades do dia a dia.

2. Mantenha uma boa postura

É bem possível que essa seja a dica mais difícil de cumprir. Muitas vezes é necessário um policiamento constante sobre as nossas costas para que ela fique na posição correta. Existem alguns fatores que podem ajudar:

  • Use sempre uma cadeira cuja altura possa ser regulada;
  • O computador precisa ficar na altura dos olhos;
  • A altura da mesa deve permanecer na linha da cintura (o mesmo vale para a pia de lavar pratos;
  • Os ombros e pescoço devem ficar relaxados;

3. Fortaleça a musculatura

Se você já pratica musculação, continue. Só não esqueça de incluir exercícios de fortalecimento para a sua coluna lombar. Os abdominais, por exemplo são excelentes para manter a região do core sempre saudável e livre das dores.

Mas, se esse não é o seu caso, que tal começar a se movimentar? O sedentarismo é um companheiro fiel da dor na coluna e se você quer se livrar dela para sempre vai ter que começar a praticar algum exercício. Neste caso, uma boa opção é a hidroginástica ou a natação que, além de fortalecerem os músculos, também causam menos impactos nas articulações.

4. Use a força das pernas

Infelizmente, temos o péssimo hábito de transferir a carga para a nossa coluna e fazemos isso sem nem perceber. Um exemplo bem típico e que já aconteceu com você é quando precisamos pegar algo no chão, uma caixa, por exemplo. Em vez de dobrar os joelhos e nos abaixarmos para pegá-la curvamos a coluna e mantemos os membros inferiores estendidos. Mudar esse hábito é muito importante.

5. Invista em tratamentos específicos

Aliado a tudo isso você também pode procurar por um tratamento conservador como a fisioterapia, mais especificamente o RPG. Essa técnica é utilizada para corrigir a postura e mantê-la na posição correta. Através de movimentações, fortalecimentos e alongamentos é possível cuidar da saúde da sua coluna sem maiores preocupações.

Conhece pessoas que sofrem com essa dor e precisa aprender mais sobre os cuidados com a coluna? Então compartilhe esse post com elas!