CrossFit: fique por dentro dessa modalidade de ginástica que está ganhando inúmeros adeptos!

A busca interminável por saúde e pelo corpo perfeito tem feito com que as pessoas procurassem sempre por alternativas que lhes trouxesse resultados imediatos, mas também um pouco de prazer. Por isto estão sempre surgindo dietas diferentes e atividades físicas cada vez mais dinâmicas e inovadoras. Foi assim que o CrossFit chegou no Brasil. Você conhece esta modalidade de atividade física?

O que é o CrossFit?

O CrossFit é um programa de treinamento focado em aumento da força e condicionamento físico. Apesar de sua proposta lembrar muito a de uma musculação normal, este tipo de exercício é realizado com movimentos funcionais de todo o corpo, feitos em alta intensidade e com a ajuda ou não de materiais específicos para este fim. Este tipo de treinamento, por melhorar consideravelmente a resposta cardiorrespiratória, muscular e aprimorar flexibilidade, velocidade, coordenação e potência de seus praticantes, sempre foi utilizada por equipes de segurança americana, como a SWAT e o exército, para preparar seus membros.

Porque ele tem ganhado tantos adeptos?

O CrossFit é a modalidade que mais cresce no Brasil e este aumento na procura por locais especializados em realizar este tipo de treinamento se deve a proposta de atividades físicas intensas e com resultados alcançados em pouco tempo. Quem pratica, consegue ver melhoras significativas nas suas funções corporais em apenas um mês de treino. Outra característica que chama bastante a atenção nesta prática é o dinamismo deste tipo de exercício: diferente das academias tradicionais, as atividades são sempre diferentes e têm estímulos alternados, focados para diversas regiões corporais. É impossível se sentir entediado ao praticar o CrossFit, e é bastante difícil se cansar de fazer as rotinas estabelecidas pelos treinadores.

Quais são os benefícios de se praticar CrossFit?

O CrossFit traz vários benefícios para a saúde, uma vez que sua prática é realizada regularmente e acompanhada por treinadores que têm conhecimento no assunto. Algumas de suas vantagens são: o aumento da força muscular, alto gasto calórico, redução do percentual de gordura, aumento da massa magra, melhora da flexibilidade, melhora do condicionamento físico, melhora na coordenação muscular e até a redução de sintomas de estresse. Como ele é um exercício que foca, especialmente, no fortalecimento muscular e no condicionamento físico, ainda é possível perceber melhoras na prática de outras atividades físicas aeróbicas. O fortalecimento da musculatura também ajuda a prevenir lesões ósseas e nos ligamentos.

Devo ter algum cuidado ao praticar esta modalidade?

Como qualquer atividade física, a prática do CrossFit exige alguns cuidados primários para que seja realizada sem grandes preocupações. O cuidado principal é fazer um acompanhamento completo com um cardiologista, para garantir qual a intensidade do exercício que pode ser feito por você e se seu corpo está preparado para receber altas cargas de atividade física. Também é interessante, se possível, fazer uma avaliação com um ortopedista ou um fisioterapeuta para avaliar se sua estrutura óssea, seus ligamentos e até sua musculatura estão prontos para fazer um exercício de carga tão extrema. Por último é preciso achar uma unidade de confiança, que conte com treinadores que darão a atenção necessária para suas individualidades e suas limitações, respeitando suas dificuldades e lhe ajudando a melhorar com segurança.

Quem pode praticar CrossFit?

O CrossFit é uma modalidade que pode ser adaptada a várias limitações de cada indivíduo. Por este motivo, ele pode ser praticado em qualquer faixa etária e por qualquer indivíduo que tenha liberação médica para se exercitar. Vale a pena pedir a seu treinador que faça um treino especializado para suas características físicas, para que não exista nenhum tipo de prejuízo para a sua saúde.

Onde posso praticar este esporte?

Esta modalidade pode ser encontrada em academias comuns em várias cidades, mas geralmente são realizadas em casas específicas de CrossFit, montadas em grandes galpões com espaço o suficiente para praticar os mais diversos exercícios que este tipo de atividade demanda. Procure saber se a academia ou escola de CrossFit que você pretende se matricular conta com uma equipe especializada em elaborar treinamentos desta prática.

Agora queremos ouvir um pouco sobre você. Já praticou o CrossFit alguma vez? Ficou interessado em conhecer mais sobre esta prática? Entre em contato conosco no espaço reservado abaixo para comentários e tire outras dúvidas ou compartilhe novas informações sobre o assunto!