Conheça quais são os melhores exercícios para emagrecer

Perder peso e levar uma vida saudável é a meta de muita gente. Para quem vive em guerra contra a balança e está acima do peso ideal, essa é uma necessidade cotidiana que requer a mescla de uma dieta com baixas calorias e exercícios para emagrecer.

Falta de tempo, de disposição, incentivo ou de orientações adequadas são algumas das desculpas mais comuns para não se alcançar o objetivo. Contudo, algumas atividades físicas aeróbicas, se realizadas regularmente, vão te ajudar a emagrecer de forma saudável e com maior rapidez.

Por isso, neste post vamos listar 5 maneiras de emagrecer com eficiência e queimar aquelas indesejadas calorias que insistem em habitar seu corpo.

1. Corrida

Correr na esteira ou ao ar livre pode queimar mais de 500 calorias por hora de exercício em uma velocidade moderada. Por conta disso, a corrida é um dos exercícios para emagrecer mais recomendados e pode ser praticada em qualquer lugar, de forma gratuita.

Esse esporte pode ser considerado bastante completo, pois promove uma série de benefícios para o organismo de maneira geral, como melhorar a frequência cardíaca, o sistema respiratório, controlar os índices de glicose, colesterol e triglicérides, além de fortalecer a musculatura, sobretudo dos membros inferiores.

Se quiser potencializar seus resultados, invista em treinos intervalados. Neles você alterna períodos de alta e baixa velocidade. Para quem já pratica a corrida, é uma ótima opção. 

Na praia, no parque ou nas ruas, apenas tome os cuidados necessários para sua segurança e escolha um bom tênis para minimizar os impactos dessa atividade, a fim de evitar lesões.

2. Zumba

Entre as danças, a Zumba conquistou especialmente as mulheres! A mistura de movimentos aeróbicos com o ritmo latino da salsa e do merengue transformou a perda de peso em algo alegre e divertido e que pode ser feito em grupo.

Para se ter ideia, cada aula de uma hora de duração pode eliminar até 1000 calorias, além de tonificar o corpo, melhorar o condicionamento cardiovascular, e fortalecer glúteos e pernas.

3. Spinning

O Spinning, uma espécie de Ciclismo Indoor e sem sair do lugar, também pode ser considerado um dos exercícios para emagrecer que proporciona resultados mais rapidamente. Uma aula pode eliminar de 500 a 800 calorias por hora, dependendo da intensidade e da resistência de cada praticante.

Além de eliminar gordura, essa atividade contribui para a resistência cardiovascular e respiratória, ajuda no controle da pressão arterial e nas taxas de colesterol e glicose, além de ser um ótimo treino para fortalecer os membros inferiores e o abdômen.

Para evitar lesões, apenas tome cuidado no ajuste da bicicleta, principalmente na regulagem da altura do selim e do guidão. Assim você mantém a saúde de suas costas, quadris e articulações do joelho.

4. Muay Thai

Você já pensou em emagrecer, ganhar massa magra, definir o corpo e ao mesmo tempo aprender defesa pessoal? Essa é a proposta do Muay Thai, a luta tailandesa que fortalece os músculos superiores e inferiores, costas e abdômen, e ainda ajuda a queimar cerca de mil calorias a cada hora de aula. Excelente, não?

5. Natação

Apesar de queimar menos calorias que as demais opções, a Natação é considerada um dos esportes mais completos e é recomendado para todo tipo de pessoa, pois exige bastante trabalho de todos os grupos musculares e dos aparelhos respiratório e cardiovascular, mas sem qualquer impacto ou restrição. Uma aula queima, em média, 400 calorias.

Depois dessas informações preciosas, é com você! Escolha um desses exercícios e comece seus treinos já. Mas, não se esqueça: antes, procure um médico para avaliar suas condições físicas.

E lembre-se: para os resultados aparecerem de forma rápida e saudável, as atividades devem ser realizadas com regularidade, pelo menos quatro vezes na semana. Você também pode intercalá-las!

Você já é praticante de alguma dessas atividades? Conhece outros exercícios para emagrecer? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas experiências conosco. Até a próxima!