Conheça os 7 melhores alongamentos para caminhada

Caminhar é uma das atividades físicas que envolvem menos impacto e que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Porém, antes de sair pelas ruas, calçadões e parques é importante fazer alongamentos para caminhada.

Esses movimentos são necessários para melhorar a flexibilidade do corpo, desenvolver músculos, reduzir a tensão e aliviar possíveis dores, entre outros benefícios. Os alongamentos devem ser feitos antes e depois da prática esportiva.

A seguir apresentamos os melhores alongamentos para caminhada. Confira!

1. Alongamento para o pescoço

Alongar o pescoço é recomendável para aliviar as tensões. Para fazer é muito fácil: basta levar o lado direito da cabeça em direção ao ombro direito, puxando levemente com a mão. Segure nessa posição por 20 segundos e repita do lado esquerdo.

2. Expansão do peito

Esse alongamento traz bem-estar no momento em que é feito. Para isso, coloque os braços para trás e entrelace os dedos.

Expanda o peito e eleve um pouco os braços, mantendo-se nessa posição por 20 segundos. É possível fazer esse movimento sentado ou pé.

3. Alongamento para coxas

Já que durante as caminhadas é exigido muito das pernas, é importante atenção especial para alongá-las.

O alongamento para os posteriores de coxas deve ser feito em pé. Estenda uma das pernas para a frente com o pé apontando para cima e mantenha a outra flexionada.

Incline o corpo levemente para a frente e posicione as duas mãos sobre a perna que está dobrada. Fique nessa posição por cerca de 20 segundos e repita os movimentos no lado oposto.

4. Alongamento para panturrilhas

As panturrilhas são bastante forçadas durante as caminhadas, então não abra mão desse alongamento.

Para fazê-lo você deve apoiar as mãos em uma parede, com o corpo levemente inclinado para a frente. Primeiro, estenda uma das pernas para trás deixando o mais reto que conseguir e mantenha a outra flexionada.

Contraia o abdome enquanto faz o movimento e permaneça na posição por 20 segundos, depois repita no lado contrário.  

5. Alongamento lombar

Para evitar as incômodas dores lombares, é preciso alongar essa região antes e depois da caminhada.

Deite-se com o abdome voltado para cima. Primeiro leve um joelho até o tórax e simultaneamente deixe a cabeça e os ombros levantados. Fique nessa posição por 15 segundos e depois repita no lado contrário.

6. Alongamento dos joelhos

Apesar de a caminhada não ser uma atividade de grande impacto, é exigido muito dos joelhos.

O alongamento dessa região é um dos mais fáceis de fazer. Fique em pé e mantenha os pés afastados mais ou menos na largura do quadril, dobre uma das pernas para trás e puxe em direção aos glúteos.

Aguarde 20 segundos na posição e faça no lado oposto.

7. Alongamento borboleta

Por fim, faça o chamado alongamento borboleta, que tem esse nome pela posição como é feito. Sente-se no chão com o corpo reto. Os pés devem ficar virados para dentro e encostados um no outro. Estenda os braços e deixe as mãos nos tornozelos.

Com os cotovelos faça uma leve pressão para abaixar os joelhos, porém mantenha a coluna reta. É importante não inclinar-se muito para a frente. Fique nessa posição por cerca de 20 segundos.

Viu como é fácil fazer alongamentos para caminhada? Aproveite e curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais dicas como essas!