Conheça as vitaminas que mais contribuem para a hipertrofia muscular

Um dos grandes erros cometido pela maioria das pessoas que frequentam as academias é acreditar que o ganho de massa dos músculos está exclusivamente ligado ao treino de hipertrofia muscular e, dessa forma, acabam negligenciando os cuidados com a alimentação que, de fato, é o mais importante. Treinar pesado sem dar o devido cuidado a ingestão de calorias e de proteínas que fazem a queima de gordura e ganho de massa muscular, respectivamente, não proporcionará bons resultados.

De uma forma bem grosseira, pode-se dizer que o organismo é um conjunto de reações químicas, sejam elas de quebra ou de síntese de substâncias específicas. Assim, devido a uma reação de quebra de uma substância, o organismo pode adquirir energia para a realização de suas funções, ou durante uma reação de síntese, pode produzir proteínas que irão resultar em hipertrofia muscular, por exemplo. No entanto, todas essas reações são dependentes de nutrientes presentes na alimentação, e por isso, é importante conhecer a maneira pela qual os nutrientes contribuem nas funções básicas do organismo. Hoje, te explicaremos sobre as vitaminas e sua importância na hipertrofia muscular. Acompanhe!

O que são vitaminas?

As vitaminas são substâncias químicas presentes nos alimentos e que são essenciais para o bom funcionamento do organismo, podendo a sua falta resultar em doenças e outras complicações de saúde. Presentes principalmente em frutas e verduras, as vitaminas tem efeito direto ou indireto em diversas reações químicas, pois algumas delas atuam como cofatores enzimáticos, sendo assim, essenciais para o funcionamento do organismo.

Quais vitaminas contribuem para a hipertrofia muscular?

Como dito anteriormente, as vitaminas participam de diversas reações químicas no organismo, como na hipertrofia muscular, por exemplo. Nesse caso, existem vitaminas que podem atuar diretamente na síntese de proteínas, como outras que, por serem cofatores enzimáticos, agem de forma indireta no desenvolvimento muscular. Para facilitar, veja a seguir quais vitaminas contribuem para a hipertrofia do músculo:

  • Vitamina A: conhecida pela sua atividade na visão, a vitamina A possui outras funções importantes no organismo, inclusive na hipertrofia muscular. Ela participa dos processos de quebra de proteínas ingeridas na alimentação, transformando-as em aminoácidos, que serão utilizados para nova síntese proteica na construção de novas fibras musculares. Além disso, a vitamina A também tem um importante papel no desenvolvimento dos ossos, e pode ser obtida em alimentos como a batata doce e a cenoura.
  • Vitamina D: importante para a manutenção do tecido ósseo, a vitamina D é considerada um esteroide natural e participa da produção de testosterona que, por sua vez, influencia o desenvolvimento muscular. A vitamina D é estimulada pela luz solar, mas também pode ser encontrada em alguns peixes e na gema de ovo.
  • Vitamina C: é um poderoso antioxidante, e dessa forma, combate os radicais livres produzidos naturalmente (inclusive durante o treino pesado) e que causam danos ao organismo, prejudicando o crescimento muscular. Além disso, está relacionada à produção de colágeno, presente nos tendões. A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas e na couve, por exemplo.
  • Vitaminas do complexo B: são as mais importantes para o crescimento e recuperação muscular devido ao seu papel direto na síntese de proteína. As vitaminas do complexo B são encontradas em todo tipo de alimento, como carnes, grãos e legumes.

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