Conheça 5 suplementos essenciais para ganhar massa muscular

Se você já faz academia e exercícios, talvez esteja acostumado a ouvir que suplementos alimentares podem ajudar nos treinos. Com a indicação correta, eles dão mais energia durante as atividades físicas e aceleram a recuperação dos músculos depois do exercício.

Dentre os benefícios dos suplementos alimentares, está o aumento da massa magra, que é essencial para acelerar a queima de gordura e definir o corpo. Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe o post de hoje e conheça 5 suplementos para ganhar massa muscular que vão fazer toda a diferença na sua vida!

1. Creatina

Esse suplemento é um dos mais famosos e queridos nas academias, pois apresenta resultados rápidos. Além de ser produzida naturalmente pelo nosso corpo, a creatina está presente em abundância em carnes vermelhas e é composta pelos aminoácidos glicina, arginina e metionina. 

Ela é responsável por aumentar a potência dos músculos durante exercícios intensos e curtos, por isso, o treino rende mais e a massa muscular aumenta. Além disso, a creatina ajuda os músculos a absorverem água, o que favorece a hipertrofia. Ela pode ser consumida antes ou após o treino e tem um ótimo custo-benefício.

2. Whey Protein

Um dos suplementos mais conhecidos, o Whey Protein é basicamente composto de soro de leite. Ele é considerado uma fonte de proteínas muito eficiente e é absorvido rapidamente pelo organismo. 

Durante o treino de musculação, muitas vezes ocorrem micro-lesões nos músculos, por isso, o corpo gasta muita energia para se recuperar após o exercício. Para isso, o organismo usa proteínas que poderiam ser usadas para aumentar a massa magra do corpo. E é aí que o Whey Protein age: ele fornece os nutrientes necessários para a recuperação do tecido muscular e acelera esse processo. Assim, os músculos são recompostos rapidamente e sobram mais proteínas para construir novos. 

3. BCAA

As Brenched Chain Amino Acids são três aminoácidos em cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina). Eles não são produzidos naturalmente, mas, em geral, são absorvidos pelo corpo por meio da alimentação e dos suplementos alimentares. 

As BCAA atuam impedindo que o corpo passe a absorver as proteínas da massa magra durante os treinos intensos. Dessa forma, os músculos já formados ficam protegidos e o treino rende muito mais. 

Em geral, quem toma suplementos proteicos já consome alguma carga de BCAA, mas existem produtos mais específicos, que tornam os resultados mais eficientes. Esse tipo de suplemento pode ser consumido antes, durante e depois da atividade física junto dos shakes. 

4. Multivitamínico

Não se trata das cápsulas de vitaminas que podemos encontrar em farmácias. Quem treina pesado tem necessidades nutritivas diferentes de outras pessoas, portanto, os suplementos multivitamínicos possuem uma carga maior, justamente para suprir o que nem sempre é possível somente com uma boa alimentação

Esses suplementos ajudam o corpo a ficar mais resistente a doenças, aceleram o metabolismo, combatem radicais livres e até ajudam a equilibrar os hormônios. Por isso, ajudam a aumentar a massa muscular por garantirem que o corpo tenha as condições ideais para sintetizar proteínas e construir massa muscular. Um bom nutricionista pode indicar frequência e quantidades adequadas para consumir esse suplemento.

5. Glutamina

Essa substância está presente em abundância em nosso corpo e compõe cerca de 60% da nossa massa muscular. Apesar disso, é produzida em poucas quantidades pelo organismo. Ela é muito importante para a recuperação muscular, prevenindo a perda de nutrientes e proteínas. 

Além disso, a glutamina também é responsável por aumentar a produção de testosterona e outros hormônios que dão mais energia para o treino, ajudando a aumentar a massa magra. Esse suplemento pode ser ingerido antes de dormir ou antes do desjejum. 

O uso de suplementos alimentares combinados entre si ou não é uma ótima forma de melhorar o desempenho nos treinos e também de garantir que não faltem os nutrientes necessários para o corpo. O ideal é sempre procurar a orientação de um nutricionista e um preparador físico, que vão te auxiliar a definir as quantidades certas de suplementos para ganhar massa muscular.