Conheça 5 benefícios do crossfit

Crossfit é uma das modalidades de exercícios mais populares do momento, além de ser uma das que mais cresce. Criada em 2000, nos Estados Unidos, a academia que tinha apenas 13 unidades em 2005, agora conta com mais de 10 mil em todo o mundo. Saiba mais aqui.

Os treinos do Crossfit combinam movimentos variados, mesclando exercícios aeróbicos, de ginástica e levantamento de peso olímpico. São focados na força e condicionamento físico, e cada treino é, tipicamente, dividido em quatro períodos: aquecimento, desenvolvimento de habilidade, o famoso workout of the day (treino do dia), ou WOD, finalizando com uma sessão de alongamento.

São exercícios de alta intensidade para quem já está acostumado a fazer atividade física, sendo indispensável fazer uma consulta médica e uma avaliação física antes de decidir pela modalidade. Ficou com vontade de saber mais sobre esse esporte completo? Então acompanhe conosco no post de hoje 5 benefícios que o Crossfit trará a você!

Alta intensidade em casa treinamento

Chega de gastar um tempão indo de um aparelho para o outro na academia, conversando aqui e ali, e fazendo mais hora do que malhando! No Crossfit, o ritmo é acelerado do começo ao fim, com exercícios condensados em pouco tempo, mas com alta carga de intensidade e gasto energético. A ideia é que você queime calorias e crie massa muscular fazendo séries de exercícios controlados.

Foco na força dos exercícios

Com treinos que envolvem kettlebells, sprints, agachamentos e levantamento de peso, uma das melhores consequências dos treinos de Crossfit é o aumento de massa muscular. E como os treinos são preparados e o acompanhamento dos treinadores ocorre a todo momento, não há como “roubar” uma série aqui ou ali. Você tem de se esforçar o tempo todo, e por isso os resultados chegam mais depressa.

Queima de Gordura

Com exercícios de muita intensidade, o Crossfit promove um alto gasto calórico. Muitos dos WODs (workouts of the day) são feitos de exercícios em que cada aluno deve completar quantas séries de exercícios que conseguir. Ao final de um WOD de 20 minutos, você terá queimado mais calorias do que em um treino comum na academia. É mais rápido e muito mais eficiente.

Comunidade praticante da modalidade

O Crossfit é sempre feito em grupo, com exercícios desempenhados, muitas vezes, em duplas ou com um grupo maior de praticantes. Numa academia, cada um está focado em fazer seu próprio programa. No Crossfit, a comunidade é uma das partes mais importantes, e os praticantes ajudam uns aos outros, encorajando e apoiando para que todos consigam atingir seus limites pessoais. Todos com o mesmo objetivo: ficar na melhor forma possível.

Os melhores treinadores

Todos os treinadores de Crossfit têm de fazer um curso específico, com aulas de conteúdo teórico e prático, onde vários temas são desenvolvidos. Ao final do curso, o candidato a treinador precisa fazer um teste para se tornar um treinador oficial. Os instrutores são treinados não apenas a motivar todos os alunos, mas também como modificar e personalizar os treinos de acordo com as habilidades específicas de cada um.

Por tudo isso, o treino de Crossfit é dinâmico, intenso, ajuda na perda de gordura, aumenta a massa muscular, além de ser supervisionado por treinadores altamente qualificados devido ao treinamento prévio obrigatório. E ainda há muitos outros benefícios do Crossfit: ele pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade, desde que tenha sido liberada por um médico, claro, além de ajudar na concentração, equilíbrio, flexibilidade e resistência respiratória.

Ufa! Com tantas coisas boas, justifica-se tanto sucesso a modalidade. E você, o que achou dela? Ficou interessado em experimentar? Então deixe o seu comentário para nós e conte-nos. Participe da conversa.