Confira 10 motivos para adicionar suco de laranja no seu cardápio

Confira 10 motivos para adicionar suco de laranja no seu cardápio

Ela é cheia de nutrientes, fortalece a saúde, hidrata, ajuda até mesmo o seu bronzeamento — e ainda é uma delícia! Estamos falando da laranja, essa fruta incrível e repleta de benefícios para o corpo e a mente, ou seja, não dá pra deixá-la de fora da dieta! Se você ainda não adotou esse hábito saudável, conheça agora 10 motivos para adicionar o suco de laranja à sua rotina.

Promove equilíbrio hormonal

Incluir um pouco de suco de laranja ao seu dia pode ajudar com o reabastecimento da glicose armazenada no fígado (conhecida como glicogênio) e, por consequência, dar um gás na produção de um hormônio chamado tireoidiano ativo, ajudando a evitar problemas relacionados à tireoide e à produção hormonal dessa glândula. Assim que acordar, troque o famoso suquinho de limão com água por um copo pequeno de suco de laranja.

Aumenta o bom colesterol e reduz o ruim

Um estudo feito pela UNESP, em 2004, constatou os efeitos do consumo diário de 500 ml de suco de laranja em homens e mulheres. Em 3 meses, houve um aumento de 17% no nível do colesterol bom entre os homens e de 6% entre as mulheres. O responsável por isso é o ácido fólico presente na laranja, que também reduz o nível do aminoácido homocisteína — que, em taxas mais altas, eleva o risco de infarto, embolia pulmonar e AVC.

Fortalece o sistema digestivo

As substâncias prebióticas da laranja são muito benéficas para o nosso trato digestivo. Além de melhorarem a digestão de alguns carboidratos e gorduras (presentes nos famosos fast-foods), ainda ajudam a prevenir a constipação e o câncer de cólon. Isso se deve, também, às fibras presentes na fruta, que, além disso, promovem uma sensação de saciedade, ajudando no controle do apetite. Para quem tem mais dificuldade em digerir amidos e sofre depois de consumir pães, bolos, massas e arroz, por exemplo, o suco de laranja dá ao seu sistema digestivo a energia suficiente para se fortalecer e se curar.

Previne infecções, gripes e resfriados

Não é segredo para ninguém que o grande trunfo da laranja é a sua abundância de vitamina C, que ajuda a manter o sistema imunológico em dia, prevenindo infecções oportunistas, resfriados e gripes. Mas esse nutriente vai muito além e ajuda, ainda, na saúde dos dentes e gengivas e combate hemorragias. Para se ter uma ideia, uma única laranja contém quase 100% de toda a vitamina C que precisamos por dia.

Ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue

O suco de laranja tem baixo índice glicêmico e ainda contribui com a diminuição de uma proteína chamada de SOCS-3, que, em maiores quantidades, pode levar ao desenvolvimento da diabetes. Mas, claro, sem abusos! Afinal, as frutas também têm açúcares e o consumo em excesso pode ter o efeito reverso, então, para manter a saúde em dia fica a dica: um copo de suco (250 ml) e sem adoçar.

Reduz os efeitos do envelhecimento

Os flavonoides presentes no suco de laranja agem como potentes antioxidantes no nosso corpo, combatendo os radicais livres e ajudando a amenizar os efeitos do envelhecimento precoce.

Fortalece os ossos e os músculos

Adicionar suco de laranja à sua dieta pode ser uma bênção para os seus ossos! Rico em cálcio e vitamina D, ele ainda contém ácido ascórbico, que ajuda a absorção do cálcio pelo corpo. Outro benefício da laranja é seu alto teor de potássio, que evita a fraqueza muscular e as cãibras (especialmente durante os exercícios físicos intensos).

Contribui com a prevenção de doenças

Outros nutrientes presentes na laranja são verdadeiros guerreiros na hora de combater algumas doenças. O betacaroteno, por exemplo, é um pigmento com alto poder antioxidante — que causa vasodilatação das artérias e mantém longe a possibilidade de acidentes vasculares — e é fornecedor indireto da vitamina A. É bom para a pele, o cabelo, as unhas, ajuda no bronzeamento e, além disso, o betacaroteno do suco de laranja contribui com a diminuição da pressão arterial e contribui na prevenção de alguns tipos de câncer.

Ajuda a evitar as pedras nos rins

A laranja é rica em ácido cítrico, que, quando consumido, diminui a acidez da urina e funciona como o citrato de potássio e impede a formação de pequenos cristais e pedras de oxalato de cálcio — o tipo mais comum de cálculo renal. Se você sofre desse problema, adicionar suco de laranja à sua rotina pode ser de grande ajuda.

Melhora o humor

O cálcio (presente na laranja) é um relaxante muscular natural e combate o stress, cuidando do bom funcionamento do nosso sistema nervoso. Além disso, a fruta dá energia, hidrata e evita a fadiga.

O poder da laranja é tão incrível que alguns cientistas franceses já acreditam no seu potencial para diminuir o stress e melhorar o bem-estar, desenvolvendo um extrato de laranja-lima (ou laranja-doce) para ser tomado em cápsulas e ajudar a combater o nervosismo, melhorar o sono e o humor.

Está convencido de todos os benefícios espremidos em apenas um copo de suco de laranja? Insira esse item no seu cardápio e desfrute de uma saúde de ferro!

Você já consome suco de laranja no seu dia a dia? Conte pra gente!