Como emagrecer: esqueça essas 6 mentiras que contam para você

Emagrecer não é tão simples quanto gostaríamos — pelo menos para a maioria das pessoas. Na verdade, é um processo que envolve muita garra e força de vontade, não é mesmo?

E para que o emagrecimento aconteça de forma saudável e duradoura, é muito importante esquecer ou ignorar as mentiras que lemos todos os dias na internet ou outros meios de comunicação, apresentando fórmulas mágicas e facilidades fora do normal.

Por isso, neste post mostraremos algumas delas, que são muito comuns, para que você saiba mesmo como emagrecer e não caia nessa cilada. Continue lendo!

“Você deve cortar os carboidratos da dieta”

Essa é uma mentira famosa: cortando os carboidratos você conseguirá emagrecer de forma rápida. E em um primeiro momento isso pode até acontecer, mas esse emagrecimento pode prejudicar a sua saúde — além de não ser nada sustentável (já que você voltará a comer carboidratos e engordará tudo de novo). O importante é dar destaque aos bons carboidratos, como frutas, alimentos integrais, grãos, etc.

“Emagreça fazendo uma dieta à base de líquidos”

É comum encontrar capas de revistas e sites vendendo esta solução: a dieta líquida. Nesse caso, a pessoa fica alguns dias tomando sopas e sucos, acreditando que irá desintoxicar seu organismo e emagrecer — mas se engana! Essa medida desregula o metabolismo, e pode te deixar sem os nutrientes necessários para enfrentar o dia a dia com mais disposição.

Além disso, para conseguir dar conta do recado seu corpo começa a consumir os carboidratos dos músculos, o que faz com que você perca mais água, e é essa perda de líquido que dá a sensação — falsa — de emagrecimento.

“Posso comer frutas, legumes e verduras à vontade”

O ideal é desenvolver uma dieta rica desses três grupos, mas é bom ter cuidado. Afinal de contas, a fruta tem frutose, um tipo de açúcar que pode obviamente fazer com que você engorde. Já os legumes e as verduras são de fato mais magros — mas nada de prepará-los na manteiga ou de outra maneira que aumente suas calorias, certo?

“Beber líquidos durante as refeições engorda”

Esse é um grande mito, muito difundido na nossa cultura. Na realidade, beber muito líquido pode fazer com que a digestão aconteça de forma mais lenta, além de dar aquela sensação de estômago cheio. Entretanto, beber até 100ml de suco ou água durante as refeições pode facilitar bastante o processo digestivo.

“Feche a boca e emagreça”

Parar de comer ou reduzir drasticamente a quantidade de calorias ingeridas para emagrecer é outro grande mito, mas é muito comum encontrar pessoas aderindo a essa dieta maluca por aí.

Quando isso feito de forma muito bruta, seu metabolismo percebe que está vivenciando grandes déficits de calorias — no começo, você pode até perder peso de forma considerável, mas, depois de um tempo, ele se adapta e você fica estagnado no mesmo metabolismo. Quando voltar a comer normalmente, você provavelmente engordará tudo de novo, caindo no temível efeito sanfona.

“Whey protein e outros suplementos vão te fazer perder peso”

O Whey protein, ou outros a base de proteína em pó, são suplementos, e, como o próprio nome indica, não devem substituir os alimentos reais. Por melhores que sejam, eles devem apenas complementar a sua alimentação, que ainda deve ser rica em vitaminas, minerais e outros grupos alimentares importantíssimos.

Portanto, você pode, sim, usá-los — mas não espere um milagre, principalmente se sua alimentação não estiver balanceada e alinhada com a prática de exercícios físicos.

Como podemos perceber, o conhecimento é a melhor maneira de não cair em nenhuma dessas armadilhas, que podem até representar perigos para a sua saúde. Seja paciente e tenha muita determinação; assim você emagrece de forma sustentável e não compromete sua saúde.

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