Como cuidar do seu corpo para este verão: escolhendo a dieta certa

A estação mais quente do ano finalmente está chegando! O verão está ai e alguns cuidados com a nossa alimentação não podem ficar de lado. Como esta é uma estação que demanda muito do nosso organismo por causa do calor e do clima úmido, é preciso saber se alimentar corretamente para manter o corpo em forma mas também não perder saúde, escolhendo os hábitos dietéticos corretos para cuidar do nosso bem-estar. Como fazer, portanto, para escolher a dieta certa para esta estação?

Aumente o consumo de líquidos e bebidas

O verão é caracterizado por dias muito quentes e de muito sol. Esta mistura de raios solares intensos e temperaturas elevadas podem acelerar nosso processo de desidratação natural, já que o corpo utiliza a água para realizar vários processos metabólicos que nos mantém vivos. Para repor esta perda, a maior atenção que devemos ter na nossa dieta do verão é com a quantidade de água e líquidos que ingerimos, já que ela deve ser maior do que usualmente estamos acostumados. Valorize o consumo de água mineral pura, mas também não se esqueça de enriquecer suas refeições com sucos naturais, chás e água de coco, para garantir a reposição hídrica necessária. Veja aqui mais formas de manter seu corpo hidratado.

Frutas são ótimas alternativas de lanche

No calor a nossa vontade de comer parece sumir em algumas situações. Isto acontece porque o organismo não precisa produzir tanta energia para manter nossa temperatura corporal em níveis considerados normais, como acontece, por exemplo, em dias com temperaturas mais amenas. Este gasto energético reduzido faz com que a gente sinta menos fome, mas o que não significa que não temos que nos alimentar. Uma boa alternativa para repor as energias corporais sem se sentir desconfortável com a uma alimentação muito pesada é optar por frutas, já que elas servem como excelentes opções para lanches no meio da manhã e da tarde. As frutas, além de ricas em vitaminas, minerais e água, também tem teor de calorias reduzidos, não sendo capazes de alterar o valor calórico de sua dieta se consumidas em moderação.

Valorize porções de saladas frescas

Uma ótima opção para dietas de verão é aumentar, significativamente, o nosso consumo de saladas frescas. As folhas e vegetais, além de compor pratos refrescantes e nutritivos, são ricos em fibras alimentares, que são essenciais para o nosso funcionamento intestinal, a qualidade dos nossos níveis de glicose e colesterol sanguíneo e também influenciam diretamente na nossa saciedade. Não se esqueça, portanto, de valorizar porções maiores de saladas frescas nas grandes refeições, como no almoço e no jantar.

Fuja das frituras e molhos pesados

As frituras, gorduras e molhos pesados são os grandes vilões da alimentação do verão. Como estes são alimentos que demandam mais tempo de digestão e absorção, graças a sua grande quantidade de gordura, elas podem aumentar o desconforto corporal natural causado pelo excesso de calor. Para evitar sentir-se mal após se alimentar, prejudicando o resto do seu dia de trabalho ou lazer, tente fugir destes alimentos durante o verão, focando o consumo de versões leves e naturais de seus alimentos preferidos.

Não se esqueça das porções de proteínas leves

Apesar de tentar fugir de alimentos de digestão mais demorada, não podemos deixar de prestar atenção na nossa ingestão de proteínas. Sabemos que carnes e laticínios podem aumentar nosso desconforto gastrointestinal em dias mais quentes, mas é possível escolher versões destes alimentos que sejam mais leves e com menor teor de gorduras, tornando-se porções menos desconfortáveis para a nossa alimentação. Peixes, frangos e carnes magras, assim como leites e laticínios desnatados são ótimas opções de proteínas para o verão.

Estas são só algumas das dicas essenciais para escolher a dieta certa para o seu verão. Se você ainda está tendo dificuldade para se alimentar corretamente, que tal procurar a ajuda de um profissional da área de nutrição para garantir a saúde do seu corpo?

Não se esqueça de compartilhar suas experiências e suas dicas para escolher a dieta perfeita para esta estação!