Como a caseína pode ajudar no aumento de massa muscular

Como ganhar massa muscular com a ajuda da caseína

Quem frequenta o ambiente de academia escuta falar muito sobre o papel dos suplementos alimentares nos resultados oferecidos pela prática da musculação. O consumo de suplementos proteicos é o mais incentivado para quem pretende aumentar a massa muscular, por isso, produtos como o whey protein, a albumina e o BCAA fazem parte da rotina desses praticantes de atividade física.

Um outro suplemento proteico, a caseína, também tem aparecido como uma das opções mais procuradas do mercado fitness nessa categoria. Você sabe como ela funciona e porque ela também pode ajudar a ganhar massa muscular? Confira o nosso artigo de hoje sobre esse complemento alimentar!

O que é a caseína?

Caseína é uma proteína retirada do leite fresco, rica em aminoácidos, que se difere da whey protein, que é encontrada somente no soro do leite. Apesar de serem encontradas na mesma fonte alimentar, a caseína é a proteína que compõe a maior parte do leite, sendo responsável por 80% da composição proteica do alimento. Por ser uma proteína mais relacionada com esse alimento, ela também é comercializada em valores financeiros mais altos do que a whey protein.

Sua absorção, diferentemente da absorção do whey protein, é lenta (levando cerca de oito horas para ser completada), o que permite que esse suplemento tenha finalidade diferenciada na alimentação de um praticante de atividade física.

Como ela atua no organismo?

A caseína é utilizada por praticantes de atividade física para promover, exclusivamente, o ganho de massa muscular. Como é uma proteína de absorção lenta, ela ajuda a garantir o fornecimento de aminoácidos e moléculas de proteína por um período de tempo maior para o organismo, permitindo que a musculatura tenha substrato suficiente para construir novas fibras musculares mesmo sem a ingestão de fontes proteicas de absorção mais rápida.

Por esse motivo a caseína é consumida, por praticantes de atividades físicas, em dias de treino, logo antes de dormir, já que durante o sono o organismo tem a garantia de receber uma fonte de proteína de alto valor biológico, favorecendo reações de anabolismo (ao invés do catabolismo natural do período de jejum).

Quais são os benefícios do consumo da caseína?

Além de ajudar a aumentar a massa muscular, o consumo de caseína pode ser interessante para favorecer outras funções metabólicas do organismo humano, influenciando também na melhora das reações de anabolismo muscular.

A ingestão de caseína ajuda a aumentar a sensação de saciedade, a controlar os níveis de glicose no sangue e a combater algumas reações inflamatórias na musculatura, já que é fonte importante de glutamina.

Quem pode consumir esse suplemento?

Todo praticante de atividade física que pretende aumentar a massa muscular através do controle das reações de catabolismo que podem ocorrer durante a noite pode usufruir dos benefícios da caseína na sua alimentação.

Indivíduos com alergia a proteína do leite, entretanto, devem evitar o consumo desse suplemento, valorizando o uso de outras fontes de proteína de origem vegetal ou animal, que não sejam relacionadas com produtos lácteos.

Qual é o volume de caseína que devo consumir por dia?

A quantidade ideal de caseína que deve ser consumida por dia para favorecer o aumento de massa muscular, deve ser calculada individualmente por um nutricionista. Como cada pessoa apresenta características e necessidades nutricionais diferentes, a quantidade ideal de caseína para que você consiga aumentar a massa muscular, é bastante particular. Por isso nunca compre ou consuma o suplemento sem a orientação desse profissional.

Lembre-se que a ingestão exagerada de proteínas diariamente pode prejudicar, a longo prazo, o funcionamento dos seus rins, do seu fígado e atingir a saúde dos seus ossos.

Você conhecia os efeitos do consumo de caseína no aumento da sua massa muscular? Já faz uso desse suplemento na sua rotina de treinos? Deixe seu comentário sobre esse assunto!