7 benefícios do óleo de coco na dieta

7 benefícios do óleo de coco na dieta

O óleo de coco é o alimento do momento. Utilizado por muitas pessoas que procuram manter uma alimentação saudável, substituindo produtos renomados como o óleo de canola, o de girassol e até mesmo o azeite, esse tipo de gordura tem sido bastante relacionada com benefícios para a qualidade da saúde humana.

Para quem não sabe, o óleo de coco é um produto extraído da fruta de mesmo nome, e pode ser encontrado em versões refinadas ou extravirgens, assim como acontece com o azeite. Apesar de seu estado natural ser o líquido, ele também pode ser encontrado em sua forma sólida, especialmente se for comercializado em baixas temperaturas, ou em cápsulas.

Se você está pensando em adicionar o alimento à sua dieta, que tal conhecer algumas vantagens de se consumir esse tipo de óleo? Confira, nesse artigo, sete benefícios do óleo de coco para a sua alimentação!

Aumenta a sensação de saciedade

Esse benefício é um dos motivos pelo qual o óleo de coco se transformou na sensação das dietas em todo o mundo. Após sua ingestão, ele é capaz de ativar hormônios corporais, como a colecistoquinina e o peptídeo YY, que têm grande correlação com a sensação de saciedade no nosso organismo.

Por esse motivo, logo após ingerir o óleo de coco em alguma refeição, o seu apetite será reduzido e facilmente controlado, diminuindo também sua ingestão calórica nas refeições seguintes.

Melhora a capacidade da resposta imune

O óleo de coco é rico em triglicérides de cadeia média (TCM), que são importantíssimos na manutenção da nossa resposta imunológica. Os ácidos láurico e cáprico, encontrados na composição desse óleo, têm função antifúngica, antiviral e antibacteriana, ajudando a fortalecer a nossa defesa corporal relacionada com doenças causadas por esses microrganismos.

Regula o funcionamento intestinal

Como qualquer outro óleo ou alimento rico em gorduras, o óleo de coco é capaz de facilitar o trânsito do bolo alimentar pelo sistema digestivo e, posteriormente, do bolo fecal pelo intestino, evitando quadros desconfortáveis de constipação.

O ácido láurico encontrado neste óleo também é responsável por favorecer a flora intestinal, influenciando no melhor funcionamento desse órgão após sua ingestão.

Ajuda a controlar o peso

Outro motivo que tem transformado o óleo de coco em uma das estrelas da alimentação saudável é a sua grande capacidade de ajudar um indivíduo a controlar o peso. Acredita-se que a ingestão do óleo de coco favorece a oxidação de gorduras corporais, reduzindo suas reservas adiposas e, consequentemente, seu peso corporal total.

Essa característica, somada à capacidade de aumentar a saciedade após sua ingestão, transformam o óleo de coco em um grande aliado para o processo de controle e perda de peso.

Aumenta a qualidade do tecido cutâneo

O óleo de coco é muito valorizado pela medicina estética, já que é capaz de ajudar na melhora da elasticidade da pele, além de apresentar, em sua composição, antioxidantes que podem evitar o efeito de radicais livres nas células do tecido. Essas características permitem que a pele do indivíduo que o consome esteja sempre brilhante, sedosa e com aspecto jovem.

Deixa os cabelos mais bonitos

Assim como é capaz de ajudar a melhorar a qualidade do tecido da pele, o óleo de coco também é um ótimo amigo das células capilares, que formam nossos fios de cabelo. Os antioxidantes presentes nesse óleo ajudam a combater a ação de radicais livres, que tiram o brilho e o aspecto sedoso dos fios.

Aumenta a capacidade de cicatrização do organismo

O óleo de coco apresenta uma grande capacidade de influenciar no metabolismo do colágeno, uma proteína essencial para o processo de cicatrização de feridas no nosso organismo. A ingestão desse tipo de óleo pode garantir cicatrização mais rápida de algumas lesões externas (no tecido cutâneo) e até mesmo as internas.

Apesar dos vários benefícios relacionados com o seu consumo, a adição do óleo de coco na sua dieta só deve ser feita com a supervisão de um nutricionista ou médico, para que o consumo desse tipo de gordura saudável seja feito com segurança.

Você já conhecia os benefícios do óleo de coco? Já ingeriu esse alimento antes? Conta pra gente!