BCAA: o que é, para que serve e como tomar

Quem frequenta a academia ou grupos de atividades físicas semanalmente, provavelmente escuta falar sobre os vários tipos de suplementos disponíveis no mercado da alimentação esportiva para aumentar a performance e o ganho de massa muscular. Alguns produtos, como a maltodextrina e o Whey Protein, são mais conhecidos e consumidos por praticantes de atividades físicas leves ou moderadas. Porém, outros suplementos – como o BCAA – são mais utilizados por quem pratica exercícios mais intensos.

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre para que serve BCAA e como você pode utilizar esse produto para influenciar positivamente a sua rotina de exercícios. Confira logo abaixo e descubra várias informações importantes sobre esse suplemento!

O que é o BCAA?

BCAA é a abreviação para o termo em inglês referente a aminoácidos de cadeia ramificada (Branched-Chain Amino Acids). Esse suplemento é formulado com a mistura de três aminoácidos essenciais para a saúde humana, a Valina, a Leucina e a Isoleucina, que não são produzidos por nosso organismo e devem ser ingeridos através da alimentação. As capsulas de BCAA são uma fonte alternativa e rápida para a ingestão desses aminoácidos que são bastante procurados por praticantes de atividades físicas mais intensas.

Afinal, para quê serve BCAA?

Os maiores consumidores de BCAA são os praticantes de atividades físicas mais intensas que valorizam o aumento da massa muscular corporal, do tempo de prática do exercício, da redução da fadiga e que desejam aumentar a queima de gordura estocada no organismo. Entenda como o BCAA atua em cada um desses processos metabólicos:

Aumento da massa muscular: vários estudos que avaliaram a ingestão de BCAA regular por praticantes de atividades físicas observaram uma influência da leucina no aumento das reações metabólicas relacionadas com sínteses proteicas, permitindo maior formação de fibras musculares.

  • Maior tempo de prática: como o BCAA é um suplemento de rápida absorção, a musculatura corporal utiliza esses aminoácidos como fonte imediata de energia e reposição muscular durante o exercício, melhorando a performance do praticante que ingeriu esse complemento.
  • Redução da fadiga: o consumo de BCAA regular ajuda a retardar o envio de neurotransmissores que sinalizam para o cérebro que o corpo está cansado, produzindo a sensação de fadiga na musculatura corporal. Ele também é capaz de influenciar na redução da fadiga mental e, por esse motivo, é muito consumido por atletas de alta performance e que praticam exercícios de longa duração.
  • Capacidade de queimar gordura corporal: alguns especialistas acreditam que a suplementação de leucina e isoleucina são capazes de influenciar no aumento da queima de gordura corporal através de reações metabólicas ainda não são totalmente compreendidas pela ciência.

Quais são os benefícios do uso do BCAA?

O BCAA é um suplemento que pode apresentar algumas vantagens em relação a outros complementos alimentares proteicos. Como eles são elaborados através da concentração de moléculas de aminoácidos essenciais, sua absorção pelo organismo humano é feita de maneira muito mais rápida do que as realizadas para suplementos como o whey protein, a caseína ou a albumina. Essa rápida absorção resulta em resultados corporais mais imediatos, promovendo a melhora da recuperação muscular após a prática de um exercício, a diminuição dos sintomas de fadiga e até mesmo o fortalecimento da imunidade do atleta a longo prazo.

Qual a dosagem certa de consumo do BCAA?

O BCAA é um suplemento que pode ser ingerido antes ou após o treino, dependendo do objetivo final de quem o consumirá. A dosagem tradicional recomendada de ingestão é de aproximadamente 0,20 gramas por quilo de peso. Ou seja, um indivíduo de 70 kg deve consumir cerca de 14 gramas desse suplemento nos dias de exercício. Essa quantidade pode ser dividida em pré e pós treino, para poder usufruir dos benefícios da ingestão do suplemento durante a prática do exercício e após a realização da atividade.

Apesar dos valores ideais de ingestão citados acima, a melhor maneira de adequar seu consumo de BCAA às suas características individuais é contar com a ajuda de um nutricionista. Esse profissional vai avaliar a sua alimentação diária e suas características corporais, para poder calcular qual é a sua necessidade real de consumo desse suplemento, diminuindo os riscos relacionados com o consumo excessivo desses aminoácidos.

Você faz uso de BCAA durante a sua rotina de treinos? Conhecia as características desse suplemento alimentar? Deixe seu comentário e tire outras dúvidas sobre esse assunto conosco!