Atividades físicas para crianças: as 5 mais indicadas

Atualmente, no Brasil, 33,5% das crianças estão acima do peso — 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas estão em estado de obesidade, segundo dados do IBGE. Com números alarmantes e tendendo a crescer, é importante educar os pequenos a terem hábitos saudáveis desde novos, para que possam se tornar adultos sadios e com um estilo de vida que permita evitar o surgimento de sérios problemas de saúde.

Uma das formas de se fazer isso é incentivando-os a gostar de se exercitar, pois, assim, manterão esses hábitos por toda a vida. Além disso, muitas das atividades são bastante importantes para auxiliar no aprendizado de disciplina, foco, concentração, espírito de equipe e são uma boa forma de fazê-los criarem novos laços de amizade.

No post de hoje, listamos 5 atividades físicas para crianças das mais diversas idades em que você pode colocar seu filho hoje mesmo. Acompanhe!

1. Natação

A natação é uma atividade bastante interessante e que pode ser feita por crianças a partir de 6 meses. Há diversas turmas para bebês e crianças pequenas.

Quem pratica natação desde cedo desenvolve melhor seu sistema respiratório e cardiovascular, tem uma melhora do desenvolvimento motor, do tônus muscular e também de problemas como asma e bronquite.

Ainda, as aulas são uma grande diversão para os pequenos, ajudando-os a fazerem novos amigos desde cedo.

2. Judô

O judô é, também, uma atividade muito benéfica para crianças, sendo indicada principalmente para as acima de 3 anos.

O esporte, por conter uma série de movimentos diferentes do que ela está acostumada, ajuda na melhora da coordenação motora e na consciência corporal. Isso está relacionado indiretamente com o desempenho escolar, já que, normalmente, aquelas que possuem um bom domínio do seu corpo tendem a ter um melhor rendimento.

A arte marcial ajuda a melhorar o foco e concentração da criança, além de estimular conceitos de disciplina. Por possuir forte cunho filosófico, também auxilia no desenvolvimento moral.

Para aqueles que são tímidos, o judô pode ser uma boa atividade, já que esse esporte ajuda na socialização, bem como incentiva o respeito aos seus companheiros.

3. Jazz e balé

Estas duas aulas de dança são indicadas para crianças a partir dos 3 anos e costumam ser atividades bem-aceitas pelos pequenos.

O balé é uma atividade bastante indicada para essa faixa etária, principalmente pelo desenvolvimento do trabalho em grupo e da criatividade. Ajuda, também, a corrigir a postura corporal, melhora a coordenação motora e noções de equilíbrio, aumenta a flexibilidade e ajuda no aumento da autoestima.

O jazz é uma aula de ritmo intenso, que exige bastante dedicação de quem pratica, e, por isso, tende a ser indicado por crianças já mais maduras (a partir dos 7 anos). É o estilo normalmente praticado em musicais no teatro e no cinema.

Ele ajuda no desenvolvimento da expressão corporal e aumenta a flexibilidade do corpo, devido aos alongamentos constantes. Ainda, fortalece os músculos e melhora a coordenação motora.

4. Esportes de quadra

Os esportes de quadra (futebol, tênis, vôlei, basquete, queimada, handebol, etc.) são indicados para crianças a partir dos 7 anos, quando já possuem maturidade para entender melhor as regras de cada jogo.

São atividades importantes para o desenvolvimento de estratégias, espírito de equipe, atenção, foco, disciplina, além de serem bastante aeróbicas.

Outro ponto importante é que ensinam as crianças sobre vitórias e derrotas, além de reforçarem a ideia de que o importante é competir, e não ganhar ou perder.

5. Tecido acrobático

Uma atividade que vem se popularizando nos últimos anos para crianças é o tecido acrobático. É indicada a partir dos 10 anos e ajuda no desenvolvimento do corpo, aumento da criatividade, melhora da concentração, do equilíbrio e fortalecimento muscular. Também, possui um alto gasto calórico e aumenta a flexibilidade do corpo.

Por ser uma atividade que não é nada monótona, costuma ser bastante aceita pelas crianças, além de auxiliar no aumento dos laços de amizade e socialização.

Lembrando que as crianças devem passar por avaliação médica antes de todas as atividades indicadas para verificar se não há algum problema que possa impedi-las de realizar qualquer uma delas.

O que achou destas atividades físicas para crianças? Qual delas acredita que seus filhos se interessariam mais? Deixe seu comentário!