Arroz branco x arroz integral: saiba as diferenças da ingestão de cada um em nosso organismo

Sempre ouvimos falar da importância de se comer carboidratos integrais, já que eles são considerados alimentos mais nutritivos do que suas versões elaboradas com farinha branca. É assim com o macarrão, os biscoitos, os pães e os bolos. O arroz também é um alimento que apresenta versão branca e integral, mas você sabe dizer qual é a diferença entre estes produtos, e se ele também é considerado tão saudável quanto os feitos com farinha integral? Vamos apresentar no texto de hoje as características, as diferenças e as vantagens do consumo de cada um destes produtos.

Por que devo comer arroz?

Que tal entender primeiro a importância do arroz para a nossa alimentação? Ele é um cereal que é essencial no prato do brasileiro, se tornando uma das maiores fontes de carboidrato e energia para a nossa população. Este alimento, quando associado a uma porção de leguminosas, como o feijão, o grão-de-bico ou a lentilha, é considerado uma das melhores fontes de aminoácidos essenciais da alimentação, permitindo classificar esta mistura como uma associação nutricionalmente completa. Estas características o tornam um dos alimentos mais importantes e insubstituíveis da nossa alimentação.

As principais características do arroz branco

O arroz branco é o alimento tradicional do prato do brasileiro. Com sabor suave e de fácil preparo e digestão, ele é sempre a opção favorita dos cozinheiros e dos consumidores. Ele é o resultado de um processamento dos grãos de arroz, que são colhidos com uma espécie de película que protege o germe e o grão do alimento. O tipo de carboidrato encontrado nele é chamado de amido, que é de rápida absorção e fácil digestão, por isto é possível comer uma quantidade maior deste arroz do que sua versão integral. Como a película deste alimento é retirada para que ele fique com o aspecto branco e cocção mais rápida, ele é considerado um alimento pobre em fibras alimentares, vitaminas e minerais.

As principais características do arroz integral

O arroz integral é a versão não-processada do cereal de coloração branca. Ele é comercializado com a película protetora do germe e do grão, formando uma espécie de casca, deixando seu sabor mais marcante e sua digestão mais lenta. Além de apresentar todas as características do arroz branco (boa fonte de carboidratos, mistura nutricionalmente completa com as leguminosas e rico em amido), ele ainda conta com todas as vantagens nutricionais do consumo da película que é preservada na sua comercialização: maior concentração de vitaminas, minerais e fibras alimentares. Este tipo de alimento, por ter um sabor específico, não costuma agradar todos os tipos de consumidores, mas é bastante apreciado por cozinheiros que querem elaborar pratos diferentes. Graças a sua concentração de fibras, é um alimento de digestão mais lenta e, por este motivo, mais difícil de ser consumido em grandes quantidades.

O melhor arroz para a saúde

Depois de conhecer um pouco sobre cada tipo de arroz, fica fácil entender a diferença nutricional entre eles. O integral é, sem sombra de dúvidas, um alimento mais nutricionalmente rico do que sua versão branca. Esta classificação é feita graças a sua concentração de vitaminas, minerais e fibras alimentares, que é superior ao encontrado no arroz branco, que é uma fonte simples de amido e algumas proteínas vegetais. A retirada da película do arroz, no processamento do cereal branco, é bastante prejudicial para o valor nutricional do alimento, já que é nesta película que se encontram as vitaminas, os minerais e as fibras.

Vantagens do consumo do arroz integral

Consumir o arroz integral pode resultar em diversas vantagens para o nosso organismo. Além de aumentar consideravelmente a nossa ingestão de minerais e vitaminas, as fibras alimentares nele encontradas têm uma função essencial na manutenção da saúde humana. Elas são capazes de ajudar a controlar os níveis de glicemia sanguínea (tornando o arroz integral o mais recomendado para indivíduos com diabetes), diminuir os níveis de colesterol circulante, melhorar o funcionamento do trânsito intestinal e também de estimular o aumento da saciedade após sua ingestão.

Como tornar o arroz branco mais saudável

Sabemos que nem todo mundo se adapta ao consumo de arroz integral, mesmo que ele seja considerado uma versão nutricionalmente mais completa do que a branca, por isto é possível contar com algumas ajudinhas culinárias para tornar o seu consumo um pouco mais saudável. Preparar o arroz branco com alguns vegetais (como cenoura, abobrinha, tomate) pode elevar seu valor nutricional, enriquecendo a mistura com vitaminas, minerais e fibras. Misturar algumas fontes conhecidas de fibras, como a linhaça e a chia, também pode ser uma boa alternativa. Porém, a tática mais simples e eficiente de tornar o arroz branco um alimento saudável é misturá-lo com uma quantidade moderada de feijão: assim a leguminosa pode ajudar a fornecer os nutrientes que são deficientes neste alimento.

Conhecer as diferenças entre o arroz branco e o integral é importante para você saber fazer melhor suas escolhas quando for se alimentar. Qual é o seu tipo de arroz favorito? Você tem alguma dica de preparação de arroz branco ou integral? Use o espaço abaixo e interaja com a gente!