Aprenda a usar a cafeína como uma grande aliada da sua dieta

A cafeína é um composto termogênico muito admirado por praticantes de atividades físicas e por quem quer acelerar a queima de calorias na dieta. A classificação de substância termogênica para composto se deve a sua capacidade de elevar a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, características importantes para quem pretende iniciar um exercício ou aumentar o metabolismo corporal para elevar a queima de calorias.

Esse composto deve ser consumido com cautela, pois a ingestão excessiva de cafeína pode ser prejudicial a saúde humana. Por esse motivo, no texto de hoje, vamos lhe ensinar um pouco mais sobre os efeitos do consumo da cafeína para o nosso organismo e como é possível usar esse composto nutricional como um aliado da sua dieta.

Fontes alimentares de cafeína

A cafeína é um composto nutricional naturalmente encontrado em bebidas como o café, os refrigerantes de cola, o guaraná e o chá-preto, de sabor amargo e solúvel em água. Ela ainda pode ser encontrada em boas concentrações no chocolate.

O mercado de suplementos se especializou em isolar esse composto nutricional para formular suplementos alimentares específicos ricos em cafeína, para que atletas e pessoas que querem perder peso pudessem consumir maiores concentrações desse composto. Por isso ela também pode ser encontrada no formato de cápsulas.

Atuação da cafeína no organismo humano

A cafeína, após sua ingestão, é absorvida e metabolizada no fígado e seus efeitos são espalhados por todo o organismo humano por um período que pode durar até seis horas. O principal efeito da cafeína é o estímulo ao nosso sistema nervoso central, ativando o que chamamos de estado de alerta. O estado de alerta estimula o organismo a aumentar a queima de calorias, a nossa capacidade de concentração, de realizar atividades físicas e melhorar também o humor.

Benefícios do consumo de cafeína

Quem consome cafeína regularmente, através dos alimentos e bebidas citados no primeiro tópico desse texto, ou através de cápsulas, pode vivenciar os seguintes benefícios:

  • Melhora da concentração;
  • Melhora do funcionamento cardiovascular;
  • Aumento na produção de energia;
  • Melhora da performance em uma atividade física;
  • Aumento da força;
  • Aumento do metabolismo corporal e queima de calorias;
  • Aumento da função diurética;
  • Redução do apetite;
  • Baixa ingestão de calorias (se consumida pura e sem açúcar).

Consumindo doses adequadas de cafeína

A cafeína é um importante estimulante do nosso sistema nervoso central e, consequentemente, de todas as nossas atividades vitais. Por esse motivo, seu consumo moderado é recomendado graças aos benefícios citados no tópico anterior. O consumo excessivo de cafeína pode provocar sintomas desconfortáveis como a agitação, a ansiedade, dores de cabeça, irritabilidade e problemas cardíacos.

Para saber como consumir doses adequadas de cafeína, é preciso fazer um controle individual da ingestão desse composto, já que cada pessoa responde de uma maneira diferente ao estímulo desse termogênico. O consumo para qualquer pessoa não deve ultrapassar os 300 mg, seja através de bebidas ou da ingestão de cápsulas. Recomenda-se que ela seja consumida após as grandes refeições ou antes da prática de alguma atividade física, evitando sua ingestão a noite para que não interfira na qualidade do sono.

Cafeína e a dieta

O consumo regular de cafeína pode ajudar muitas pessoas a acelerar o processo de perda de peso, já que esse composto nutricional apresenta características que estimulam a queima de calorias e a redução do apetite. Porém, para que o efeito desejado seja obtido através do uso de cápsulas de cafeína ou da introdução de alimentos ricos neste composto em sua rotina alimentar, é preciso contar com a orientação de um nutricionista, para que ele possa calcular a dosagem ideal de ingestão desse composto para você.

Vale a pena ressaltar que o consumo de cafeína não é capaz de, isoladamente, ajudar uma pessoa a perder peso e queimar mais calorias. É preciso que a ingestão desse composto esteja associado a uma dieta balanceada e a prática regular de atividades físicas.

Você faz uso da cafeína para melhorar seus resultados na dieta? Deixe seu comentário sobre esse assunto!