Aprenda 7 dicas para fazer uma salada deliciosa

Que as saladas são nutritivas não é novidade alguma, afinal, os vegetais são fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a beleza, saúde e bom funcionamento do organismo. O que nem todo mundo sabe é que as saladas também podem ser opções deliciosas para incrementar o cardápio diário.

Infelizmente, se propaga por aí que as saladas são acompanhamentos sem sabor e sem graça alguma para o paladar. Puro engano! Quando os ingredientes, molhos e temperos são bem escolhidos, as saladas podem ficar bem gostosas, especialmente se forem servidas com um belo grelhado. Quer saber como fazer saladas deliciosas? Então confira as nossas dicas!

Um fio de azeite sempre cai bem

O azeite, além de gostoso, é uma gordura saudável.  O azeite controla o colesterol, diminui o risco de derrames, ajuda a manter a pressão regulada, previne o diabetes e minimiza consideravelmente as chances de desenvolver problemas cardíacos. Apesar de todos esses benefícios, ele não deve ser consumido em excesso. A quantidade recomendada é de, no máximo, duas colheres de sopa por dia.

Use molhos diferentes

Há quem diga que os molhos são os grandes vilões das saladas, mas eles não precisam ser! Faça versões leves e saborosas usando limão e iogurte, azeite, ervas, manjericão e vinagre. E como ninguém é de ferro, eventualmente um molho de parmesão ou mostarda e mel também são bem-vindos.

Troque o sal por outros temperos

Para diminuir o sal, comece a usar outros temperos. Aposte em ingredientes como orégano, páprica, alecrim desidratado, pimenta, manjericão, cominho para as saladas cozidas, salsinha, cebolinha e chimichurri.

Misture frutas na salada

E se a sua salada ficasse agridoce? Para ter esse sabor inusitado, acrescente frutas picadas à sua receita. Além de adicionarem um gostinho diferente e todo especial à sua saladinha, as frutas elevam o valor nutricional ao prato, deixando-o mais vitaminado. As melhores frutas para adicionar à salada são a manga, a laranja, o morango, o abacaxi e o kiwi. Até as frutas secas são bem vindas.

Adicione oleaginosas

Ricas em antioxidantes e minerais, as oleaginosas são ótimas para dar crocância à sua salada. Quando as castanhas, nozes e amêndoas entram em cena, você pode deixar de lado os calóricos croutons, que possuem taxa elevada de carboidratos.

Faça um mix de cores e texturas

Seja criativo! Ao invés de se limitar ao tomate com alface, use outros vegetais na sua salada e procure fazer um mix de cores e texturas para tornar a sua salada mais atrativa e gostosa. Opte por diferentes tipos de folhas, como alface roxa, alface crespa, agrião e rúcula. Além disso, a cenoura e a beterraba são capazes de dar cor e vida a qualquer saladinha básica. Para finalizar, o toque cítrico do limão será o complemento perfeito.

Coloque uma proteína na salada

Quer incrementar a saladinha básica de cada dia? Então invista em proteínas para turbinar a salada. Vale usar frango desfiado, ovos cozidos, camarão, atum ou iscas de filé. Com esse acréscimo, a saladinha leve vira uma refeição saudável e muito saborosa. Se você treina, vale acrescentar também uma massa integral na sua salada, como por exemplo, o macarrão fusili. Assim o prato vai ficar completo!

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai testá-las da próxima vez que for fazer salada? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou!