Alimentos poderosos na redução da gordura corporal

A qualidade da nossa alimentação é uma das melhores armas para ajudar a combater o excesso de peso. Além de garantir a ingestão correta de calorias e ingredientes, equilibrando este consumo de acordo com nossa necessidade individual, a alimentação também é capaz de fornecer produtos poderosos e que atuam diretamente o metabolismo da gordura corporal. Que tal conhecer sete alimentos que podem te ajudar a reduzir a gordura no corpo? Confira logo abaixo a nossa lista de sugestões!

Chá verde

O chá verde é uma bebida muito poderosa e muito admirada ao redor do globo, especialmente pela população ocidental. Ele é rico em um composto nutricional conhecido como polifenol, que é um antioxidante capaz de atuar na redução da gordura corporal. Como esses compostos evitam a oxidação da gordura estocada em regiões do corpo, ela facilita a mobilização desses tecidos para a produção de energia para o organismo, diminuindo sua concentração. O chá verde também é uma importante fonte de cafeína da nossa alimentação, que é um estimulante natural do nosso metabolismo, capaz de aumentar nossa queima de calorias.

Gengibre

O gengibre é um dos superalimentos do momento. Sua característica mais importante para quem quer reduzir a gordura corporal é o seu poder termogênico, capaz de elevar a quantidade das nossas reações metabólicas. O gingerol é um componente nutricional encontrado nesse alimento que é capaz de ativar o efeito termogênico no nosso organismo.

Azeite

O azeite é uma importante fonte de gorduras saudáveis para o nosso organismo: as monoinsaturadas. Essas gorduras são capazes de melhorar nosso perfil lipídico sanguíneo, aumentando a concentração de colesterol HDL circulante (o colesterol bom) e reduzindo a concentração de LDL circulante (o colesterol ruim). Essa redução de lipídeos circulantes diminui a chance de agregação de placas de colesterol e de gordura que prejudicariam o funcionamento do sistema cardiovascular, prejudicando a capacidade do organismo em queimar calorias e reduzir a concentração de gordura corporal acumulada em outras regiões do corpo.

Oleaginosas

As oleaginosas são um grupo de alimentos específicos e muito importantes para a nossa saúde, composto pelas castanhas, nozes, amêndoas e outros produtos similares. Esses alimentos são ricos em ômega 3, um ácido graxo que apresenta função antioxidante quando consumido regularmente. A ação antioxidante do ômega 3 ajuda a proteger a gordura corporal da oxidação, deixando-a mais disponível para produzir energia para o corpo.

Pimenta

A pimenta é mais um dos alimentos que faz parte da importante lista de produtos termogênicos que são benéficos para a nossa saúde. O composto nutricional que dá a pimenta seu sabor picante, a capsaicina, também é responsável por atuar positivamente no nosso metabolismo corporal, ajudando a aumentar a queima das reservas de gordura espalhadas pelo organismo. Por esse motivo é possível afirmar que quanto mais forte é o ardor da pimenta, mais benéfica ela é considerada para a nossa saúde.

Óleo de coco

O óleo de coco é um dos alimentos que têm sido utilizados como alternativas para ajudar a reduzir a gordura corporal. Ele também apresenta característica termogênica, já que seu consumo resulta em aumento das reações metabólicas basais do organismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal. Porém todo cuidado é pouco com o consumo de óleo de coco, já que em excesso ele pode formar novas reservas adiposas em vez de reduzi-las.

Salmão

O salmão é uma das melhores fontes de ômega-3 da nossa alimentação, já que é possível consumir pelo menos 20 g deste composto alimentar em apenas 100 g da carne desse peixe. O ômega-3, como citamos, atua como um importante antioxidante que ajuda a reduzir a gordura corporal estocada por todo o corpo. Porém é preciso atenção para consumir o salmão correto e usufruir da sua alta concentração de ômega-3: o único peixe dessa espécie que apresenta este ácido graxo em sua composição é o salmão selvagem e não os de cativeiro, que são frequentemente encontrados nos mercados e supermercados do país.

Quais desses sete alimentos poderosos fazem parte da sua rotina alimentar? Você já observou algum benefício relacionado a redução da sua gordura corporal após começar a consumir esses produtos regularmente? Deixe seu comentário sobre este assunto!