alcachofra-saiba-os-beneficios-do-seu-extrato-seco-para-o-organismo

Alcachofra: saiba os benefícios do seu extrato seco para o organismo

A medicina natural tem avançado bastante suas pesquisas em relação a compostos alimentares que podem ter benefícios para a saúde. Já descobrimos que vários superalimentos podem ser usados como auxiliares em diversos tratamentos de doenças crônicas não transmissíveis, melhorando sintomas e a piora do quadro. Dentre estes superalimentos, a alcachofra vem chamando a atenção por várias de suas características nutricionais interessantes, e agora pode ser encontrada também para consumo no formato de extrato seco. Que tal conhecer um pouco dos benefícios deste produto para seu organismo?

O que é a alcachofra?

Antes de falarmos do extrato seco da alcachofra é importante conhecermos um pouco deste alimento não tão conhecido no Brasil. Ela é uma planta originária da região mediterrânea, e altamente consumida em países como a Itália, adaptada a regiões mais frias. No Brasil ela é cultivada nas regiões sul e sudeste. A inflorescência (ou a “flor”) da alcachofra é sua parte comestível, desde as pétalas até seu miolo suculento.

O que é o extrato seco de alcachofra?

O extrato seco da alcachofra é um concentrado desta planta, que pode ser encontrado em farmácias de manipulação e comercializado em cápsulas, para obter maior qualidade de seus efeitos nutricionais.

Quais são seus benefícios?

Alivia a digestão e desconfortos gastrointestinais: A principal característica benéfica da alcachofra é atuar diretamente no aumento da produção de bile, que é a produção enzimática do pâncreas voltada para digerir lipídios ingeridos durante a nossa alimentação. Como a digestão de gorduras é mais lenta do que a de proteínas e carboidratos, a ingestão destes alimentos pode causar desconfortos na região gástrica e intestinal. O aumento da produção de bile auxiliaria a acelerar esta digestão, diminuindo o desconforto no local.

Reduz colesterol e glicose no sangue: Qualquer produto vegetal é rico em fibras alimentares, graças a sua grande concentração de carboidratos não digeríveis encontrados nas estruturas das plantas. Na alcachofra esta característica não seria diferente e sua quantidade de fibras é ainda maior no extrato seco, já que  todas as características de uma flor estão concentradas em uma única cápsula. A ingestão de fibras alimentares atua diretamente no controle dos níveis séricos de colesterol e glicose no sangue, reduzindo seus valores encontrados. A redução do colesterol ainda é mas efetiva com o consumo do extrato seco, já que com o aumento da produção de bile a digestão de lipídios vai aumentar, diminuindo o volume de gorduras livres para formar novas moléculas de colesterol.

Ajuda no controle do peso: A ação das fibras alimentares não se restringem somente ao controle do colesterol e da glicose sérica. Estes compostos também atuam no aumento da sensação de saciedade após uma refeição, já que por não serem digeridas elas ocupam um espaço físico no estômago. Quanto mais saciados estivermos menos calorias vamos ingerir, auxiliando no controle do peso corpóreo total.

Fonte de ferro: O extrato seco de alcachofra é também uma excelente fonte de ferro de origem vegetal, podendo ser importante coadjuvante no tratamento da anemia e na reposição de ferro para indivíduos que não podem ou não consomem carne.

Quem não pode usar?

Apesar de apresentar vários efeitos benéficos para a nossa saúde, o consumo do extrato de alcachofra não é livre para qualquer pessoa. Indivíduos com doenças de vias biliares (como obstruções) devem evitar o consumo deste produto já que ele estimula a produção de bile, podendo complicar o quadro destas doenças. O consumo também é desencorajado para menores de 12 anos, lactantes e gestantes por não se saber o real efeito dos compostos nutricionais da alcachofra nestes indivíduos.