8 passos para ter uma alimentação saudável

Quem sonha em melhorar sua qualidade de vida sabe que isso tem uma relação direta com uma alimentação saudável, certo? O que comemos tem um grande impacto no nosso organismo, na nossa saúde e até na nossa disposição para enfrentar a rotina, cada vez mais sobrecarregada. Confira 8 dicas para você se alimentar melhor que vão influenciar na sua qualidade de vida.

Invista em uma alimentação equilibrada

Quando pensamos em alimentação saudável, logo a associamos aos diversos grupos alimentares: frutas, legumes, verduras, alimentos integrais, sementes, óleos etc. Ingerir alimentos dos diversos grupos, é importantes, porém isso deve ser feito com moderação. Se você não tem esse equilíbrio, vale a pena se esforçar para desenvolver.

Coma sem pressa

O tempo é corrido para a maioria das pessoas, mas comer com calma é uma grande vantagem e faz com que você se sinta saciado. Além disso, boa parte das enzimas digestivas (mais ou menos 50% delas) são secretadas por estímulos sensoriais.

Mastigue bem

A mastigação é outro ponto muito importante, pois o processo digestivo já começa na boca, com a trituração e salivação. Para facilitar a digestão, é importante que o alimento tenha um aspecto pastoso e a mastigação contribui para isso.

Reduza o consumo de sal

Os brasileiros gostam muito de comida bem temperada, mas o sal, em excesso, pode ser prejudicial à saúde. O sódio tem um papel importante, entretanto, pode aumentar a pressão do sangue, elevando a chance de as pessoas sofrerem com hipertensão e outras doenças. Portanto, diminua o consumo do sal e dos temperos prontos, substituindo-os por ervas frescas.

Invista nas opções integrais

Os alimentos integrais têm vários nutrientes nos grãos, mantendo o nível de glicemia e ajudando no controle de açúcar do sangue. Eles também têm fibras que auxiliam no funcionamento do intestino, além de controlar o colesterol e de manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Evite alimentos refinados

Pão, açúcar, trigo e arroz são uma delícia, mas possuem muitos aditivos químicos, o que gera um efeito negativo para o organismo, podendo levar ao crescimento das bactérias patogênicas e podendo também causar um desequilíbrio na flora intestinal.

Corra dos industrializados

Alimentos industrializados, processados e embutidos também não são saudáveis, pois apresentam muitas substâncias químicas; quando consumidos em quantidade excessiva, o fígado precisa trabalhar muito para conseguir processar os corantes e conservantes, necessitando, muitas vezes, da ajuda dos rins para eliminá-los. Além disso, alguns produtos industrializados têm um grande potencial cancerígeno.

Hidrate-se constantemente

Para funcionar perfeitamente, seu corpo também precisa de água. Assim, todos os procedimentos de transporte de nutrientes acontecem normalmente e você ainda se sente melhor. Para saber se está consumindo a quantidade ideal de água, analise a coloração da sua urina; se ela estiver muito amarela, vale a pena se esforçar para aumentar a dosagem.

Ter uma vida saudável é possível, mas não é apenas a alimentação que contribui para isso; também é preciso praticar atividades físicas. É claro que você não precisa começar correndo uma maratona, mas o exercício é um grande diferencial e pode conferir uma qualidade de vida melhor. Para continuar acompanhando as nossas dicas, não deixe de seguir nossa página no Facebook. Nos encontramos por lá!